Na semana passada, já havia comentado sobre o primeiro ETF de Fundos Imobiliário setorial, focado no setor de imóveis para logística, listado na Bolsa de Valores de Tokyo no último 26 de agosto.
Esta semana, vou comentar sobre a mais recente listagem de ETF de Fundos Imobiliários na Bolsa de Tokyo, ocorrida na segunda-feira passada, 7 de setembro.
Trata-se do ETF Index Fund Nikkei ESG REIT, código de negociação 2566, organizado pela Nikko Asset Management.
A Nikko AM é organizadora de outros 4 ETFs de Fundos Imobiliários listados na Bolsa de Tokyo e outros 23 ETFs de outros segmentos, também listados na Bolsa de Tokyo.
— Saiba mais sobre ETFs na Bolsa de Tokyo AQUI.
O ETF 2566 tem lote mínimo para negociação estabelecido em 10 cotas, e fechou o pregão da última sexta-feira, 11/9, cotado a ¥ 952. Portanto, um lote a ¥ 9.520.
Não é um valor alto para investir, não é mesmo?
ATENÇÃO: isto não se trata de recomendação de investimento; tem caráter meramente expositivo. Investir em ETF é investir em um segmento ou mercado. Portanto, conheça bem o mercado antes de investir. Aprenda sobre ETFs!
O ETF 2566 distribuirá dividendos trimestralmente, portanto, 4 vezes por ano; sua taxa de administração está fixada em 0,165% (com imposto incluso), uma das mais baixas do mercado.
O ETF 2566 rastreia o Índice Nikkei ESG-REIT, que aplica um coeficiente definido de acordo com a avaliação ESG pelo padrão de avaliação internacional “GRESB” para títulos fiduciários de investimento imobiliário listados na Bolsa de Valores de Tokyo.
Resumidamente, este índice rastreado pelo ETF 2566 é composto por J-REITs que atendem aos critérios de sustentabilidade ESG — Environmental, Social and Corporative Governance — Governança Ambiental, Social e Corporativa, que são os três principais fatores na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.
Foi-se o tempo em que uma empresa era avaliada apenas pelas suas políticas de investimentos, financiamento e distribuição, e capacidade de criar valor aos acionistas. Hoje, leva-se muito em consideração a sustentabilidade do negócio nos três aspectos citados acima.
O Índice Nikkei ESG-REIT conta com 60 J-REITs dos 62 J-REITs listados na Bolsa de Valores de Tokyo, o que demonstra o alto padrão de sustentabilidade dos Fundos Imobiliários Japoneses, os J-REITs; o J-REIT com maior participação neste índice tem 7,24% de peso.
Desse modo, o ETF Index Fund Nikkei ESG REIT (2566), por rastrear o referido índice, tem 60 J-REITs em seu portfólio.
E o ETF 2566 fica sendo, portanto, o 20° ETF de REITs listado na Bolsa de Tokyo, o 16° entre os ETFs de REITs japoneses.
Como citado no artigo da semana passada, na Bolsa de Tokyo estão listados também 4 ETFs de REITs que rastreiam, respectivamente, índices de fundos imobiliários dos EUA, Austrália, Ásia e internacional mais amplo.
Quer conhecer mais sobre os ETFs listados na Bolsa de Tokyo e aprender a investir nos Melhores Ativos Financeiros Geradores de Fluxo de Dinheiro no Japão, com estratégia e método?
Abraços,
Prof. Marcelo