4 dicas para aprender com as quedas do mercado

Entre Fevereiro e Março de 2020, as bolsas de valores do mundo inteiro caíram significativamente. O índice S&P 500 caiu 30%, enquanto o índice Nikkei 225 caiu cerca de 40%, e quedas ainda maiores foram observadas em mercados emergentes, como no Brasil. Tudo isso, por conta dos efeitos iniciais sobre a pandemia de COVID-19. 

Muitos analistas e estrategistas de risco, lembraram imediatamente do último Crash das bolsas em 2008-2009, quando o mercado passou por meses de incertezas e volatilidade.

No entanto, à medida que os governos tomavam as medidas necessárias para conter o vírus, os mercados voltaram ao bull market pouco a pouco. Podemos tirar desse evento que crises dessa magnitude podem ser ótimas oportunidades para investidores preparados e atentos aos movimentos de mercado. E este artigo vai mostrar algumas maneiras como você, pequeno investidor, pode acompanhar o movimento e manter sua carteira saudável nos diversos momentos do mercado. 

Dica 1: O mercado vai cair, e isso é uma ótima notícia 

As correções fazem parte da natureza do mercado de capitais, e mesmo que seja pouco provável que alguém consiga determinar quando isso vai acontecer, é sempre bom estar preparado para essas quedas. 

É muito comum observar investidores entrarem em pânico quando ocorre uma queda acentuada do mercado, mesmo que isso tenha ocorrido inúmeras vezes ao longo dos anos. 

Um bull market pode durar muitos anos, mas nesse meio tempo muitas quedas podem acontecer, seja por notícias inesperadas ou por correções normais da volatilidade de ativos em renda variável. E é historicamente comprovado que as bolsas de valores sobem na maioria do tempo, portanto, correções e variações para baixo podem ser consideradas saudáveis para o mercado, dessa forma é possível realizar lucros e encontrar oportunidades de novos investimentos. Afinal, são as quedas que definem o quão preparado é o investidor. 

Dica 2: Controle emocional 

Essa é uma regra primordial para todos os investidores. A pior coisa a se fazer é querer operar em renda variável quando não se tem completo controle de suas emoções. Isso pode levar você a vender em meio a uma queda brusca, ou comprar na onda de uma grande alta. Nos dois cenários, há uma única certeza: você irá perder dinheiro. E, como diz Warren Buffet, o segredo para o sucesso é não perder dinheiro. 

Para isso, existem diversos tipos de atalhos que você pode tomar para evitar agir impulsivamente: você pode contar com ajuda de especialistas no assunto, casas de análises, estudos de análise fundamentalista e análise gráfica além de, muitas vezes, não fazer nada pode ser uma decisão sensata. 

O fato é que, ter sempre uma segunda opinião e estar atento aos acontecimentos do mercado só vai te ajudar a tomar decisões com embasamento e planejamento. 

Partindo para a parte prática, esse controle emocional pode ser muito facilitado quando se tem boa diversificação de ativos e também investimentos com liquidez para que seja possível montar e desmontar posições com agilidade para acompanhar oportunidades que aparecem em meio as oscilações do mercado. 

Dica 3: Aproveite as oportunidades enquanto todos estão em pânico

Pode parecer contraintuitivo comprar ativos quando o mercado todo parece estar em pânico, mas correções podem ser uma oportunidade única para conseguir se posicionar quando o mercado está em baixa. 

Apesar de nunca ser uma decisão simples de ser tomada no calor do momento, é historicamente nas crises que se fazem as grandes fortunas. Um exemplo recente foi a grande queda dos mercados internacionais no início da pandemia da COVID-19 quando o mercado experimentou uma forte depreciação e atingiu patamares ainda mais altos durante a recuperação. Quem se posicionou adequadamente naquela oportunidade conseguiu observar ganhos significativos. 

Mas para atingir tal sucesso, é importante conhecer o mercado que vai investir e não se basear em notícias para operar, pois, não raro, os noticiários estão sempre atrasados em relações aos movimentos de mercado. Ou seja, para acompanhar o movimento certo, você precisa ter um plano a seguir, um objetivo em mente e recursos disponíveis para fazer as operações na hora certa. 

Dica 4: Tenha uma carteira que seja compatível com a sua capacidade de tomar risco 

A ganância é um inimigo silencioso e mortal. Frequentemente acaba com as expectativas de diversos investidores que apostam mais do que podem na esperança de ter lucratividade e frequentemente levam uma rasteira do mercado. 

Existem diversas estratégias de gerenciamento de risco para colocar um freio aos ímpetos da ganância como: estratégia Barbell e a “média do custo em dólar”. Com elas você consegue se concentrar em estudar o mercado que você quer entrar tendo a certeza de não agredir o mercado com uma mão muito pesada para o seu perfil de investidor. 

É muito importante entender que as quedas no mercado são relevantes para colocar a prova o valor e a resiliência da sua carteira de investimentos.

Em tese, uma crise atinge mais forte alguns setores do que outros e esse tipo de movimento coloca à prova a sua capacidade de diversificação e, por consequência, a sua capacidade de aguentar os solavancos do mercado.

Afinal, a grande resposta que você deve buscar dentro de si não é quão alto será o retorno que você deseja e sim o quanto de queda você tem estômago para ver o seu portfólio cair e ainda manter a tranquilidade para tomar decisões. 

Se isto tudo parece complicado e distante da sua realidade, não se preocupe. É para ajudar você na sua jornada que eu estou aqui e posso te mostrar como encarar o mercado com serenidade e conhecimento. Pois no mundo dos investimentos o dinheiro vem mesmo é do conhecimento para se adaptar aos diversos cenários e não apenas de uma jogada de sorte. 

Time Investidor no Japão

Time Investidor no Japão

Time Investidor no Japão

Time Investidor no Japão

Deixe Seu Comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Procedimentos
para a Consultoria

  • Previamente peço os 4 principais temas a serem abordados na consultoria, para melhor atendimento e otimização do tempo.
  • Em posse das informações para análise, nós agendaremos a consulta para o melhor dia e horário de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
  • A consulta será feita via plataforma Zoom, com câmeras abertas.

60 min de Consultoria: ¥10.000

Ao concluir este formulário, vamos avaliar sua inscrição e responderemos pelo WhatsApp.

Calculadora de Financiamento

Simulador de financiamento

Saiba quanto será a prestação a ser paga mensalmente nesta calculadora de financiamento