Conheça três produtos financeiros no Japão para quem deseja acumular patrimônio, rentabilizar o capital, visando o longo prazo, e receber dividendos recorrentes. (Atualizado em 7 de outubro de 2020)
1- J-REITs – Fundos Imobiliários
Os J-REITs — Japan Real Estate Investment Trusts — são Fundos Imobiliários japoneses, com cotas negociadas em Bolsa de valores, que possuem imóveis de alto padrão, em excelentes localizações; esses imóveis geram renda através de aluguéis e a maior parte do lucro líquido dessas operações imobiliárias é distribuída aos sócios (cotistas) por meio dos dividendos.
São menos voláteis do que as ações de empresas e na média tem retorno em dividendos maior do que as ações listadas na Bolsa. Atualmente, são 62 J-REITs listados na Bolsa de Tokyo.
Historicamente, o retorno total (valorização + dividendos) do índice dos J-REITs é maior que o do índice TOPIX — Tokyo Price Index — da Bolsa de Tokyo, que abrange ações de empresas de primeira linha.
2- ETFs de REITs
Outros produtos ligados ao mercado J-REITs são os ETFs de REITs.
São fundos que investem em REITs japoneses e internacionais, e são bem acessíveis ao pequeno investidor.
Os ETFs — Exchange Traded Funds — também são conhecidos como fundo de índices porque montam suas carteiras de ativos conforme o percentual que cada ativo ocupa em determinado índice.
Existem ETFs para diferentes mercados. No entanto, estamos nos referindo aqui aos ETFs de REITs, ou seja, que rastreiam o índice dos J-REITs e REITs internacionais.
Atualmente, são 16 ETFs de REITs japoneses e 4 de REITs internacionais negociados na Bolsa de Tokyo.
Os J-REITs e os ETFs de REITs são os melhores instrumentos financeiros para investimentos de longo prazo no Japão, pois são lastreados por ativos reais e geram renda passiva (dividendos) recorrente, excelentes para montar uma carteira de investimentos e produzir o efeito de juros compostos por meio do reinvestimento dos dividendos.
3- Fundos de investimentos em J-REITs
Além do investimento diretamente em J-REITs e em ETFs de REITs, existem também os fundos de investimentos de gestoras que investem de forma diversificada em J-REITs, acessíveis a partir de ¥ 100 ienes.
Esses fundos ficam disponibilizados nos sites das corretoras de valores, com gráficos de histórico de rentabilidade e indicadores clássicos do universo dos fundos de investimentos, como índice de Sharpe e Alfa de Jensen e Beta.
Atualmente são cerca de 52 fundos de investimentos em J-REITs e 136 fundos de investimentos em REITs internacionais disponíveis nos sites de corretoras de valores japonesas.
Conta NISA
Em todos esses três tipos de produtos ligados ao mercado de Fundos Imobiliários no Japão é possível utilizar o programa de isenção de impostos NISA — Nippon Individual Savings Account — que possibilita isenção sobre ganho de capital na venda com lucro e sobre dividendos.
Quer aprender a abrir conta e a utilizar a plataforma de corretora de valores japonesa, saber tudo sobre o mercado de Fundos Imobiliários no Japão, a analisar e selecionar os melhores ativos para investimento e a aplicar a estratégia de dividendos para crescimento patrimonial?