Os ETFs são alternativas ao investimento direto em qualquer classe de ativos negociados no mercado. Existem vários tipos de ETFs, como os de índices de Bolsas, de ações de setores específicos, de commodities, de Títulos de dívida, de moedas etc.
Existem também os ETFs de Fundos Imobiliários (REITs). Dessa forma, uma alternativa ao investimento direto em REITs japoneses, os J-REITs, seria investir em ETFs de J-REITs.
[Se você chegou agora e não sabe do que se trata REITs, J-REITs, indico que leia aqui, aqui e aqui]
Antes de mais nada, o que é ETF?
ETF – Exchange Traded Fund – é um fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ativos, também negociados em Bolsa, que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance de determinado índice de referência.
E por que os ETFs de J-REITs são uma alternativa ao investimento direto em J-REITs?
O primeiro motivo seria a acessibilidade quanto ao aporte inicial. Nos ETFs de J-REITs, com um pouco menos de ¥20.000 já é possível começar a investir em ETFs deste tipo listados na Bolsa. Ou seja, os ETFs de J-REITs são produtos acessíveis aos iniciantes em Bolsa, principalmente para quem possui poucos recursos ou baixa capacidade de aportes mensais.
Assim como os ETFs de ações, commodities e obrigações, os ETFs de J-REITs são administrados por instituições de investimentos para rastrear um indicador, no caso aqui em pauta: índice relacionado aos J-REITs.
Outro motivo de atratividade dos ETFs de J-REITs, inerente aos ETFs de modo geral, é a diversificação.
Como os ativos subjacentes são amplamente diversificados, os ETFs diminuem o risco de investimento. Por exemplo, espera-se que a compra de um ETF vinculado ao TSE REIT Index produza o mesmo desempenho do investimento de todos os REITs listados na Bolsa de Tokyo, ou seja, seguindo a média, que, aliás, tem sido boa, veja.
Ao adquirir cotas do ETF, o investidor, indiretamente, passa a deter todas os REITs da carteira teórica do índice, sem ter de comprá-los separadamente no mercado.
Combinando ETFs de J-REITs de diferentes preços e portfólios internos, é possível obter investimentos bem diversificados; no caso dos ETFs de REITs negociados na Bolsa de Tokyo, a maioria tem como índice alvo o TSE REIT Index, os demais estão distribuídos entre os que rastreiam os melhores J-REITs pagadores de dividendos e REIT’s internacionais, negociados também na Bolsa de Tokyo. A maior parte acessível abaixo dos ¥ 20.000.
Com aportes regulares e estratégia para saber qual ETF comprar na ocasião do aporte, é possível montar uma carteira que captura tanto a valorização das cotas como os ganhos com dividendos.
—— Quer aprender a abrir conta em corretora e começar a investir em J-REITs e em ETFs?
Inscreva-se no Curso ‘Investindo em J-REITs e ETFs na Bolsa de Tokyo’
Vale ressaltar ainda que, os ETFs, isto vale para todo tipo, são adequados para investimentos de longo prazo. E os custos de negociação são os mesmos que os dos J-REITs e ações listadas. Deve-se atentar também para as taxas de administração dos ETFs, que variam entre 0,15% a 0,70%.
Um abraço,
Marcelo Sávio