Não basta apenas números percentuais expressivos, tem que ter múltiplo de patrimônio

Não basta ter rendimento, tem que ter rentabilidade. E não basta ter rentabilidade, tem que ter múltiplo de patrimônio (equity multiple).

Primeiramente, vamos entender o que é múltiplo de patrimônio: imagine que você invista $ 1.000 e no final do ciclo do investimento, o montante seja de $ 2.000, logo, o múltiplo de patrimônio será de 2x, isto é, 2.000 / 1.000 = 2.

E por que não basta apenas ter rentabilidade, apresentação de números percentuais expressivos, tem que ter múltiplo de patrimônio?

Explico: imagine que você tem dois tipos de investimentos para escolher apenas um deles.

Por exemplo: um tem rentabilidade de 20% ao ano, num prazo de 4 anos; o outro oferece 107,36% ao ano, mas para período inicial de 1 mês apenas e após isso a rentabilidade será de um índice de referência, exemplo: 10% ao ano, em um prazo total de 4 anos.

No primeiro, o múltiplo de patrimônio será de 2,07x; exemplo: 1.000 x (1 + 20%)^4 = 2.073,60

2.073,60 / 1.000 = 2,07

Já no segundo, o múltiplo de patrimônio será de 1,54x; exemplo: 1.000 x (1 + 6,27%) = 1.062,70, no primeiro mês, e a partir disso, 1.062,70 x (1 + 0,797%)^47 = 1.543,29

1.543,29 / 1.000 = 1,54

Embora, 107,36% ao ano represente a taxa equivalente dos 20% ao ano no ciclo de 4 anos, assim:

[(1 + 20%)^(4 / 1)-1] x 100 = 107,36%

… pela forma proposta, o múltiplo de patrimônio será menor, pois, 107,36% ao ano, mas para aplicação de no máximo 1 mês, essa rentabilidade inicial, no primeiro mês apenas, será de 6,27%, assim:

[(1 + 107,36%)^(1 / 12)-1] x 100 = 6,27%

… e os 10% ao ano restante, em taxa equivalente mensal será 0,797%, assim:

[(1 + 10%)^(1 / 12)-1] x 100 = 0,797%

O mesmo vale para CDBs no Brasil que rendem “220% do CDI”, ou seja, 28,93% ao ano (com CDI a 13,15%), mas como tem prazo máximo de 3 meses e só disponíveis para novos aplicadores (serve como um chamariz), a rentabilidade é de 6,56% nos 3 primeiros meses apenas; rentabilidade até boa, mas no fim das contas, múltiplo de patrimônio baixo na comparação com outras ofertas de investimentos.

E o problema desse tipo de oferta, explorando a expressividade do número percentual, é que o investidor que não sabe desses detalhes, pode acabar escolhendo esses “220% do CDI” em detrimento de outro investimento que poderia lhe oferecer múltiplo de capital muito maior.

E vale também para plataformas de crowndfunding imobiliário, que apresentam projetos com TIR (taxa interna de retorno) com percentual atrativo, enfatizando isso, mas com múltiplos de patrimônio baixo quando comparados com outras ofertas de investimentos no mercado que tenham, às vezes, uma TIR menor, mas com múltiplo de patrimônio maior. A TIR não conta a história completa, ela é uma das métricas de viabilidade entre outras.

A apresentação de números percentuais nos diversos tipos de investimentos, como taxa de rentabilidade, TIR, taxa de rendimentos, dividend yield, é importante, mas a galera abusa de números percentuais como chamariz! Saiba disso.

Eu sou chato com isso, vou comparar à exaustão. Eu quero investimentos que ofereçam múltiplo de patrimônio significativo em prazo razoável, advindo de rentabilidade que tenha fundamento e sustentabilidade, e não apenas firulas com números percentuais.

Busque investimentos que ofereçam múltiplo de patrimônio significativo, não apenas “malabarismos” com números percentuais!

Em relação à utilização de números percentuais, o mesmo também vale para a galera que fica iludida com carteira de ações em aplicativos que apontam, por exemplo, “valorização: 1.000% do CDI”, mas de um dia para o outro.

Ora, com o CDI de 13,15% ao ano, esses 1.000% do CDI em 1 dia em 252 dias úteis, significa que a carteira valorizou 0,49% de um dia para o outro, variação normal até.

Mas tem os que ficam iludidos pelos “1.000% do CDI”: “Uau! Noooooossa! 1.000% do CDI! Me ensina essa técnica!”

A matemática financeira te ajuda a não ser iludido por números percentuais, às vezes, utilizados malandramente para iludir incautos.

E o senso crítico te ajuda a questionar.

Exemplo, um brasileiro no Japão bate no peito e diz para você: “na fábrica onde trabalho, 50% dos brasileiros, eu que coloquei lá.“

E você, se sem senso crítico, pode ficar maravilhado: “Que legal! Você tem moral com a chefia, hein!”

Acontece que, de brasileiros é ele e mais um que ele indicou (rs). Taí os “50% dos brasileiros” 😆.

Então, tenha senso crítico, para não ficar maravilhado por discursos com números percentuais.

Por isso que nas apresentações que faço sobre oportunidades de negócios ou nas aulas sobre investimentos, eu gosto de dissecar bem a questão da rentabilidade, taxas equivalentes, comparativos entre investimentos, diferenciação entre rendimento e rentabilidade, se há ou não múltiplo de patrimônio interessante etc., para que aqueles que vêm me ouvir ou aprender comigo, aprendam de verdade, desenvolvam a análise crítica pautada em bases sólidas de conhecimento.

E este é o conhecimento que me autoriza a ser Educador Financeiro, a fazer e apresentar negócios, e a ensinar quem deseja ser Educador Financeiro.

Grande abraço,

Marcelo

Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.
Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.

Deixe Seu Comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Procedimentos
para a Consultoria

  • Previamente peço os 4 principais temas a serem abordados na consultoria, para melhor atendimento e otimização do tempo.
  • Em posse das informações para análise, nós agendaremos a consulta para o melhor dia e horário de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
  • A consulta será feita via plataforma Zoom, com câmeras abertas.

60 min de Consultoria: ¥10.000

Ao concluir este formulário, vamos avaliar sua inscrição e responderemos pelo WhatsApp.

Calculadora de Financiamento

Simulador de financiamento

Saiba quanto será a prestação a ser paga mensalmente nesta calculadora de financiamento