Evoluindo na Análise Gráfica e Técnica

Comecei a me interessar por gráficos já faz uns bons anos.

Já sabia que para ganhar dinheiro, seja com imóveis, ações, moedas, ou qualquer outra coisa, eu deveria comprar na baixa e vender na alta.

Mas como verificar objetivamente se algo está barato ou caro? Foi aí que atentei-me para o conceito de média histórica.

Daí o meu esquema mental sobre comprar na baixa e vender na alta ficou “configurado” mais ou menos assim:

média

Era uma forma primitiva de “análise gráfica”, meu primeiro “trade system” (risos).

Mas daí, por curiosidade, diligência, pesquisa, tive acesso a plataformas gratuitas de gráficos de preços.

Meu único objetivo em ter acesso a este material era o de conseguir identificar a média histórica do preço de determinados ativos, sobretudo a cotação do dólar em relação ao iene e ao real.

De tanto fuçar no dispositivo de gráfico, descobri o indicador “média móvel”.

Acontece que nunca vem só “média móvel”; vem “média móvel exponencial”, “média móvel ponderada”, “média móvel tripla”, de Hull, Legoux, de Mínimos Quadrados e outras nomenclaturas que incluem o termo “média móvel”.

Daí qual dessas média móveis escolher? Inicialmente, o YouTube ajuda!

Assisti a alguns tutoriais no YouTube para aprender mais sobre as médias e aprender como inseri-las no gráfico.

Bem, a média era a simples mesmo, ou aritmética, calculando o preço de fechamento dos candles de preço.

Já tinha configurado o gráfico na periodicidade mensal, que já havia aprendido por conta sobre os tempos gráficos, fuçando na ferramenta, por entender que como as compras que pretendia fazer seriam mensalmente, então o gráfico deveria ser o mensal.

Agora era configurar a média definindo a quantidade de meses que ela faria o cálculo para que eu pudesse obter a média.

Pronto. Estabeleci 120 meses.

Ali estava eu diante do gráfico, com candles mensais e uma média móvel de 120 períodos, ou 120 meses, e com o principal: o preço médio oferecido automaticamente pela ferramenta.

movel
uma representação um pouco mais avançada do que o esquema anterior

Estava montado meu primeiro trade system, com o qual eu esperava ganhar muito dinheiro, comprando abaixo da média e vendendo acima da média (risos).

Tudo bem. Sei que foi ingenuidade da minha parte… Mas não é que deu certo! Pode não ser o ideal para o trade curto, ou para os mercados que opero hoje, mas no longo prazo e em mercados tradicionais sempre acaba dando certo!

Passei alguns anos convertendo iene em dólar, enquanto passávamos pelo pós-crise 2008 e catástrofes naturais de 2011, praticamente usando a metodologia do comprar abaixo da média de 120 períodos.

No meio do caminho, no entanto, fui me interessando cada vez mais por gráficos, ferramentas e indicadores.

Treinei o meu olhar a analisar gráficos de diferentes ativos.

Comecei a estudar o movimento das moedas, dos juros futuros, ações, commodities não mais pela simplicidade de um único indicador, que era a média móvel simples de 120 períodos, tampouco usando apenas o tempo gráfico mensal.

Fui aprendendo a relacionar os diferentes tempos gráficos, com outros indicadores, para tomar decisões sobre o que comprar e o que vender.

Transitei por um pouco de tudo, praticamente tudo quanto é mercado, utilizando gráfico para me orientar; fiz cursos também.

Até que encontrei o mercado que acabei me especializando: o de derivativos (opções), mais precisamente, fazendo operações de taxa com lançamento coberto de opções e outras estratégias com derivativos.

Um mercado mais complexo que os demais, seguindo uma estratégia para rentabilizar capital que envolve o estudo de ativos específicos – uns 5 apenas, PETR4, VALE3, BBDC4, ITUB4 e BBAS3 – e a dinâmica dos derivativos desses ativos, as chamadas opções (call e put, opções de compra e venda, respectivamente).

Utilizo diferentes tempos gráficos, com rastreadores de tendência e osciladores, volatilidade e montagem das operações em períodos de tempo estratégicos, respeitando a dinâmica do mercado de opções.

Para acompanhar esse mercado, basicamente meu Trade System, que durante algum tempo contou apenas com uma MM 120 num gráfico mensal, hoje é composto por: Dois tempos gráficos (semanal e diário), Histograma MACD como rastreador no semanal, Índice de Força como oscilador no diário, média móvel exponencial de 9 períodos para confirmação de entrada, média móvel 21 plotada como média das Bandas de Bollinger, volatilidade histórica e volume.

[Como o mercado de derivativos por si só é um mercado explosivo e muito volátil, recentemente, na companhia de amigos, tenho empregado um pouco das estratégias que utilizo nos derivativos no estudo do mercado de criptomoedas]

Além do aspecto gráfico e técnico, também fico de olho no payroll (dado mensal sobre a criação de empregos dos EUA), reuniões e atas do BC/COPOM e do FED/Fomc, que sempre trazem alguma volatilidade antes e depois de cada evento.

Fora este mercado que mescla um pouco de especulação/investimento, pois busco rentabilizar meu capital de forma progressiva e constante com operações de taxa usando opções, e acima da média dos principais benchmarks do mercado, também faço investimentos em ações com base em análise fundamentalista e em Fundos Imobiliários, FIIs no Brasil e REITs no Japão.

Também gosto de investir em terrenos no Brasil. Uma paixão antiga que faz parte da minha história pessoal e de família.

Por ora é isto. Esta foi uma breve história sobre minha evolução com os gráficos.

Um abraço,

Marcelo

Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.
Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.

Deixe Seu Comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Procedimentos
para a Consultoria

  • Previamente peço os 4 principais temas a serem abordados na consultoria, para melhor atendimento e otimização do tempo.
  • Em posse das informações para análise, nós agendaremos a consulta para o melhor dia e horário de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
  • A consulta será feita via plataforma Zoom, com câmeras abertas.

60 min de Consultoria: ¥10.000

Ao concluir este formulário, vamos avaliar sua inscrição e responderemos pelo WhatsApp.

Calculadora de Financiamento

Simulador de financiamento

Saiba quanto será a prestação a ser paga mensalmente nesta calculadora de financiamento