Existem dois tipos de perfis antagônicos em relação a dinheiro, investimentos, riscos, mas que no fim das contas alcançarão o mesmo resultado.
O primeiro tipo:
É aquele que acha que tudo relacionado a investimentos, sem discriminação, é “golpe”. Não acredita que é possível acumular patrimônio com investimentos.
Tem medo de tudo, de mudanças, do que é novo. Tem um bloqueio enorme para assuntos financeiros, não procura construir conhecimento, tem um coração de pedra e mente atrofiada para tudo relacionado a geração de riqueza.
Olha com desconfiança para quem está prosperando, suspeitando sempre que esteja fazendo algo de errado para prosperar.
É do tipo que fica indignado quando alguém da mesma origem sócio-econômica avança na vida, tenta racionalizar, arrumando algo para justificar o sucesso do outro, mas de forma depreciativa.
O segundo tipo:
É aquele que fica empolgadão com qualquer novidade, já entra de cabeça, sem analisar nada. Fica atrás de dinheiro rápido e fácil (sem entender que essa é a forma mais rápida de perder dinheiro).
Entra em pirâmides, toma tombo, e sempre acredita numa voz vinda das trevas: “ennnntra… dessa vez é diferente-ferente-ferente” (com eco).
É do tipo que fica doido com operações frenéticas – day trading, scalping – nutre um sentimento romantizado sobre isso, acha que excesso de movimento é eficiência e quando acerta um movimento, pronto, acha que inventou a roda.
Coloca tudo que tem em coisas altamente arriscadas e não consolidadas no mercado, sem a devida gestão do risco.
É aquele tipo que quando alguém vai colocar algum contraponto para ele pensar, logo tapa os ouvidos e como criança fica repetindo o objeto de fascínio em voz alta para não ouvir e perder o encantamento (ex: “day trade, day trade, day trade); gosta de repetir chavões de gurus.
No fim das contas…
Do ponto de vista econômico, financeiro e patrimonial, os dois morrem no final, sem construir nada na vida, sem deixar legado que preste.
Deixe sua opinião nos comentários!
Para você que não pode mais errar com as suas finanças no Japão: Treinamento Investidor no Japão.
(O título deste artigo é inspirado no título do livro cuja parte da capa estampa a imagem deste conteúdo.)