Recentemente, a bolsa brasileira, a [B]³ — para quem não sabe, é de “Brasil, Bolsa, Balcão” – divulgou o novo recorde no número de pessoas físicas investindo em Fundos Imobiliários: agora são 500 mil investidores.
Em um país onde as taxas de juros até então tinham sido bem altas, agora, com o movimento de corte na taxa de juros, o pequeno investidor está migrando para instrumentos de renda variável.
Há muitos brasileiros no Japão, talvez por um despertar tardio em relação a finanças, que ainda estão “caçando” aplicar recursos em tesouro direito; alguns entram em contato querendo saber se “no Japão há algo do tipo tesouro direto?”.
Moçada, em país desenvolvido, para se multiplicar capital, o investidor tem de aceitar volatilidade, algum risco e ter visão de longo prazo!
O brasileiro no Brasil já está começando a entender isso, ainda que devagar, pois o número de gente com dinheiro ainda na ‘caderneta de poupança’ é bem alto.
E os brasileiros no Japão precisam entender que, sob a ótica do ‘Custo de Oportunidade’ em iene, a renda fixa brasileira, para estes, é RENDA VARIÁVEL!
Então, para você no Japão, que ainda está interessado em tesouro direito, talvez porque assistiu à vídeos no YouTube (antigos!), e gostaria de investir em algo semelhante aqui, está na hora de acompanhar essa realidade que 500 mil pessoas entenderam no Brasil, sobre fundos imobiliários, e perguntar se: “há algo semelhante aqui?”
Há! Um consolidado mercado, com potencial de valorização e distribuição de dividendos em moeda forte!
(E eu já fiz lives e apresento nas minhas palestras e cursos que ofereço o comparativo entre rendimento em moeda forte e moeda fraca, demonstrando a superioridade da primeira).
Portanto, vale a pena você que está no Japão conhecer sobre este importante mercado de Fundos Imobiliários japoneses, os J-REITs, até mesmo para a formação de uma carteira de investimentos para quem deseja ir para o Brasil no futuro, para viver a aposentadoria lá.
Eu mesmo já escrevi inúmeros artigos sobre o assunto. Inclusive, sou pioneiro na abordagem mais ampla do assunto na internet, em língua portuguesa.
O mercado de Fundos Imobiliários japoneses é um mercado que tem crescido em amplo aspecto: em valor, número de fundos, imóveis, investidores e setores.
Vale a pena aprender a investir no mercado japonês de Fundos Imobiliários.
Um abraço,
Marcelo Sávio Pimentel