Direto ao ponto…
Intercalando os gráficos do índice Dow Jones Industrial Average (linha preta), principal índice do mercado de capitais americano, e o gráfico dos Lucros Corporativos das empresas americanas (linha azul), percebemos que as grandes quedas no mercado de ações americano foram antecedidas pela a queda significativa no lucro corporativo das empresas americanas, conforme apontado no gráfico abaixo.
Fonte: Tradingeconomics; adaptação: Investidornojapao.com
Na comparação, foram apontadas as principais quedas no mercado americano: Segunda-feira Negra, em outubro de 1987; Bolha da Internet (na NASDAQ), que foi de 1994 a 2000, quando houve o Estouro da Bolha e impactou os demais mercados; e pela Crise do Subprime (das hipotecas), eclodida em setembro de 2008, com a quebra do Lehman Brothers.
Se observarmos com atenção nas linhas dos dois gráficos, sobretudo a partir de 2009, quando se inicia o movimento de reversão para o período de expansão em vigor até o atual momento, veremos que há correlação em movimentos menores, com quedas do lucro corporativo antecedendo quedas no índice Dow Jones.
Lucro Corporativo
O lucro corporativo é um dos indicadores econômicos mais acompanhados no mercado, antecipador ao PIB também.
Ele fornece uma medida da saúde financeira e do desempenho econômico das empresas americanas.
Portanto, conforme observado no gráfico, a queda do Lucro Corporativo antecedeu os grandes movimentos de queda no mercado de ações, e às crises subsequentes.
De igual modo, os grandes movimentos de alta foram antecedidos pela retomada no crescimento do lucro corporativo.
É um indicador que merece ser observado com atenção, bem como sua representação gráfica.
Ao observarmos uma reversão na sua tendência, fazendo com que esta se configure em uma tendência de queda mais acentuada, dado a esse histórico anterior nesses últimos 40 anos, devemos ficar em alerta com a tendência a ser replicada no mercado acionário mais adiante.
O índice Dow Jones, por sua vez, além de rastrear o desempenho do conjunto de ações que o constituem, serve como uma média sensível aos lucros das companhias e a Macroeconomia.
Não se trata de certeza, mas como há um bom número de correlações, devemos ficar atentos a este sinal oferecido por esse indicador econômico chamado Lucro Corporativo, e às suas tendências.
O Lucro Corporativo das empresas americanas (US Corporate Profits), números e taxas de crescimento, é divulgado trimestralmente pelo Departamento de Comércio dos EUA, com divulgações de prévias mensais.