Muita gente no Brasil gostaria de ter essa facilidade que temos aqui no Japão: a de poder comprar ações estrangeiras diretamente, sobretudo as negociadas na Bolsa de Nova York e na NASDAQ, pelo mesmo home broker utilizado para comprar ações e outros títulos mobiliários nacionais; e com programa de isenção e facilidades relacionadas à declaração de impostos.
Vou mostrar esse processo aqui, de forma prática, bem fácil de entender.
E para isso, vou utilizar a corretora Rakuten Securities (楽天証券) e a ação selecionada para exemplo será a da empresa brasileira XP Inc., código de negociação XP, listada nos EUA, na NASDAQ, desde dezembro de 2019, quando abriu IPO.
Através de corretoras japonesas é possível acessar outras bolsas de valores internacionais, além das americanas NYSE e Nasdaq, como a Bolsa de Hong Kong e a dos países do bloco ASEAN (Nações do Sudeste Asiático).
O processo de compra de ações estrangeiras através de corretora japonesa é bem simples. Confira o passo a passo:
1- Na página inicial da corretora, no campo de pesquisa, digitar o código da ação ou o nome da empresa, e clicar na opção relacionada que aparecer logo abaixo…

2- Você será direcionado para a página específica da ação selecionada, e lá você vai clicar em 買い (kai), comprar…

3- Agora, é só preencher a ordem, conforme cada detalhe…

4- Conferir a ordem de compra e digitar a chave de segurança…

5- Vai aparecer esta página, indicando que a ordem foi enviada, e nela você pode clicar no tópico em destaque para verificar o status em que a ordem de compra se encontra…

6- Verificar o status da ordem…

Essa foi a parte “mecânica” dos investimentos.
7- A parte Mais Importante…
Abrir conta em corretora e saber manusear o home broker é importante, pois sem a estrutura de uma corretora não seria possível o acesso às bolsas de valores, onde os ativos são listados e negociados.
Mas, conta em corretora não é a parte mais importante nos investimentos!
O mais importante é compreender o ativo no qual você pretende investir, o mercado no qual está inserido, saber quais variáveis que impactam o negócio da empresa e o segmento da economia.
Saber fazer uma análise econômico-financeira antes de preencher uma ordem de compra de ativos; saber precificar ativos, analisar a qualidade e sustentabilidade na distribuição de proventos etc.
E, principalmente, ter métodos, estratégias na alocação e condução dos investimentos, a fim de mitigar riscos específicos e sistêmicos, e rentabilizar capital.
Se você tem vontade de se aprofundar mais no mundo dos investimentos no Japão e a partir do Japão, podendo investir em outros mercados internacionais, te convido a participar do meu Treinamento. Inscreva-se: