O primeiro-ministro japonês, Luiz Inácio Kishida da… (ops!) Fumio Kishida, quer aumentar o salário mínimo no Japão para 1.500 ienes por hora de trabalho até meados da década de 2030.
É o que destaca a matéria da mídia comunitária Alternativa Online citando mídia japonesa.
.
De acordo com a publicação, essa medida está inserida no âmbito do “novo capitalismo” proposto por Kishida no cenário econômico.
Porém, é importante ressaltar que nos últimos 12 anos de dados oficiais – período correspondente à projeção até 2035, que marca o “meados da década de 2030” – o salário mínimo médio no Japão experimentou um aumento de 29,86%, passando de 740 ienes em 2011 para os atuais 961 ienes, conforme o gráfico abaixo:
.
Conforme o plano de Kishida, seria necessário um aumento de pelo menos 56% até 2035; se consideramos apenas a média nacional do salário mínimo.
Se Kishida almejar um salário mínimo com piso de 1.500 ienes em todo o país, independentemente da província, levando em consideração que os salários mínimos variam de uma província para outra no Japão, será necessário um aumento ainda maior em relação a este apontado acima, isto é, em relação à média.
Levando em consideração os dados históricos e projeções apresentadas acima, você acredita que o salário mínimo no Japão possa chegar a 1500 ienes a hora, fazendo o salário mínimo mensal chegar a 240.000 ienes? (considerando uma carga de 8 horas de trabalho por dia em 20 dias de trabalho por mês)
Deixe sua opinião nos comentários!