Terrenos, quando bem adquiridos, com a devida documentação, em locais com boas perspectivas, ainda que mais no longo prazo, de desenvolvimento de infraestrutura regional, são excelentes instrumentos de evolução patrimonial e proteção contra a inflação.
Mas o desejo de muitos brasileiros no Japão e a queixa, também, é bem real:

E como lidar com isso?
Existem as alternativas comuns, as populares, as que são acessadas por pessoas que não possuem muitas referências sobre o mercado imobiliário e sobre investimentos.
Dentre as alternativas comuns para “vencer” o problema (“… mas não tenho dinheiro suficiente”) e atender o desejo (“Quero investir em terrenos no Brasil…”), podemos destacar algumas que são apresentadas por aí:
- Entrar em consórcio imobiliário no Brasil
- Comprar terreno financiado, dando pequena entrada mais “suaves” prestações.
Na minha sincera opinião, a de quem conhece o mercado imobiliário brasileiro em sua entranha, conhece a vida no Japão, conhece o mercado de câmbio entre as duas moedas (BRLJPY), conhece de investimentos em ativos financeiros e ativos da economia real, o que possibilita uma análise comparativa mais abrangente, conhece de matemática financeira, que possibilita uma análise fria acerca do custo de oportunidade, conhece a relação vendedor e comprador de terrenos, como estruturador de negócios imobiliários…
Para BRASILEIROS NO JAPÃO, NÃO faz sentido algum consórcio imobiliário, tampouco terreno financiado no Brasil!
“Ok. Mas, então, qual seria a alternativa mais inteligente para o brasileiro no Japão que deseja investir em terrenos, mas ainda não dispõe de recursos para aquisição que não seja por meio das alternativas acima?”
A Alternativa Inteligente:
- Aprender e começar a investir no Japão, através de corretora japonesa, em ativos financeiros mais democráticos…
- Com estratégias para rentabilizar o dinheiro, pouco a pouco, que consegue ir investindo, a fim de acumular um montante…
- Até ter recursos suficientes para fazer o investimento no imobiliário brasileiro, sem ficar sob às amarras dos juros e/ou correção monetária (consórcio tem correção, além da taxa de administração) e da alienação fiduciária, e das restrições e entraves da administradora de consórcio.
- Participar comigo, Marcelo Pimentel, aqui do Investidor no Japão, no Desenvolvimento de Loteamentos: a etapa mais lucrativa do mercado imobiliário brasileiro.
- E assim, lucrar com a aquisição de metros quadrados no atacado e com a venda de metros quadrados mais caro no varejo, após o processo de urbanização.
- Em vez de comprador de terreno, você vai ser Desenvolvedor de terrenos, vai estar do outro lado da mesa, na etapa que tem a maior fluidez na venda de terrenos!
- Em vez de pagar juros e/ou correção monetária e ficar preso na alienação fiduciária, você vai receber juros e correção monetária de quem compra terrenos, além de ter a garantia da alienação fiduciária (os terrenos ficam em garantia)!
- E participando do Desenvolvimento de loteamentos, da forma como praticamos, você estará numa estrutura jurídico e contábil, dentro do ordenamento jurídico brasileiro, que corta todos esses tradicionais custos de aquisição de terreno, manutenção e venda:
ITBI, escritura e registro (no mínimo 5% do valor de mercado do terreno)IPTU do tempo que for proprietário do terreno (R$ ????)Cuidados com o terreno, conservação, limpeza etc. (R$ ????)Comissão na venda (6%)Imposto sobre o lucro (15% sobre o lucro apurado)
Você verá que o tempo que dedicará para acumular recursos, com ativos financeiros, para conseguir participar do desenvolvimento de loteamentos será compensado pelo potencial de rentabilidade e múltiplo de patrimônio (equity multiple) que essa forma de investir no mercado imobiliário brasileiro oferece.
Agora, se você já possui recursos para este tipo de investimento, não perca tempo. Fale comigo!
E ainda eu te faço dois convites:
Se você estiver tentado a entrar em consórcio imobiliário e/ou em financiamento de terreno no Brasil, eu aceito ser seu consultor para esta tomada de decisão, gratuitamente; é só me enviar a proposta que te fizeram, e eu aceito debater a proposta com você e com quem estiver te propondo o negócio, e demonstrar para ambos, por A + B, de forma bastante clara, os porquês de consórcio e financiamento não fazer sentido para brasileiros no Japão. É só me chamar no inbox das minhas mídias sociais.
O segundo convite que te faço, é para você participar da Imersão TERRAS LUCRATIVAS, na qual eu detalho tudo sobre a participação na etapa mais lucrativa do mercado imobiliário brasileiro: o desenvolvimento de loteamentos.