Tenho certeza que você passa no mínimo 40 horas por semana produzindo algo na empresa em que trabalha.
Mas você tem reservado tempo para aprender sobre juros compostos, e dinheiro para produzir o efeito dos juros compostos para multiplicação do seu capital?
Leia a seguir 13 verdades sobre juros compostos que você precisa saber para enriquecer:
1- Três são as variáveis que compõem o efeito dos juros compostos: aporte, taxa de retorno e tempo.
2- O efeito dos juros compostos é também conhecido como “juros sobre juros” ou efeito “bola de neve”, ou mesmo “lucro sobre lucro”.
3- Na prática, o efeito dos juros compostos é produzido quanto o lucro não é retirado, e sim reinvestindo juntamente com o capital principal aportado.
4- Imagine você comprando uma bolsa por 500 e vendendo por 1000, com 1000 comprando 2 bolsas e vendendo por 2000, com 2000 comprando 4 bolsas e vendendo por 4000… Note que, nisso também você estaria produzindo o efeito dos juros compostos.
5- No entanto, ativos financeiros são mais adequados para você produzir o efeito dos juros compostos ao longo do tempo, pois têm alta liquidez e você não tem problemas de estocagem, como no exemplo das bolsas.
6- Einstein disse que os juros compostos são a 8ª maravilha do mundo: “quem entende, ganha; quem não entende, paga”.
7- Na fórmula de juros compostos, a taxa é o multiplicador, mas o tempo é a potência, isto é, o tempo potencializa a taxa.
8- Das três variáveis que compõem os juros compostos, o aporte é a única variável que você domina.
9- Se o tempo potencializa a taxa e o aporte é a única variável que você domina, então comece a investir o máximo que puder, o quanto antes você puder começar.
10- Portanto, se você é jovem, pode investir, por exemplo, 40% da sua renda, mas segue alguma regrinha dessas que estabelece que você deve investir “apenas 10%” da sua renda, já está tendo um custo de oportunidade na sua vida financeira.
11- Investir em ativos financeiros (ações, fundos imobiliários, ETFs, títulos etc.) é a forma mais democrática e acessível para produzir o efeito dos juros compostos. No entanto, o investimento em outros tipos de ativos, como os ativos da economia real, desenvolvimento imobiliário, por exemplo, embora não tão acessível ao pequeno investidor, é a melhor forma de acelerar o efeito dos juros compostos para a multiplicação de patrimônio, com escalabilidade.
12- Comece a produzir juros compostos com ativos financeiros, principalmente os que pagam dividendos regularmente, e conforme for rentabilizando e acumulando certas quantias que lhe permitem acessar oportunidades na economia real, faça isso.
13- No Clube Investidor no Japão, você aprende a produzir o efeito dos juros compostos com os melhores ativos financeiros geradores de dividendos e com os melhores ativos multiplicadores de patrimônio. Clique aqui e entre na lista de espera da próxima turma.
Grande abraço,
Marcelo Pimentel