A NHK World-Japan publicou em seu site que o novo primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, instruiu o ministro de assuntos internos e comunicações a trabalhar para reduzir as tarifas de telefonia móvel.
Segundo a publicação, o ministro de assuntos internos e comunicação, Takeda Ryota, disse após a reunião que Suga o incentivou a trabalhar para conseguir tarifas mais baixas de telefonia móvel.
Disse que o problema está intimamente relacionado com a vida das pessoas, por isso fará tudo o que estiver ao seu alcance para encontrar uma solução o mais rapidamente possível.
Takeda disse que não acha que um desconto de cerca de 10% seja suficiente.
Ele observou que outros países conseguiram concorrência saudável entre as operadoras por meio de várias políticas e apontou que as tarifas caíram 70% na Alemanha e na França. Ele disse acreditar que taxas menores são possíveis e indicou que buscará esforços por parte das operadoras de telefonia móvel.
Dito isso, Takeda disse saber que as operadoras estão tomando medidas, como investimentos em equipamentos, e que precisam manter uma gestão sólida. Ele acrescentou que ouvirá as operadoras e os consumidores antes de apresentar uma solução.
