MESADA, sim ou não? EIS A QUESTÃO!
A famosa mesada é uma das melhores ferramentas para ensinar às crianças sobre finanças, desde que seja colocada em prática devidamente.
Cada família tem sua cultura, suas rotinas e sua maneira de lidar com as finanças.
Independente do tipo de mesada escolhida pelos pais, o mais importante é não deixar de utilizá-la como ferramenta de ensino.
Tipos de mesadas e seus benefícios:
⚜️ Voluntária: Não há valor, nem data determinada. Essa mesada é tipo um prêmio, que os pais dão para a criança, de tempos em tempos, de acordo com suas ações. Os pais podem educar e ao mesmo tempo podem ensinar a criança a valorizar e administrar bem o prêmio que ele ganhou.
⚜️ Econômica: Essa mesada é bem diferente. Os pais não dão o dinheiro para a criança. Mas os ensinam a economizar para gerar sua própria mesada. Por exemplo: Os pais podem reunir seus filhos, expor os gastos da casa e propor uma campanha para diminuir os gastos variáveis (água, gás, luz, telefone, compras etc). No mês seguinte, o que foi economizado, os pais podem tirar uma parte e dar para seus filhos como mesada. Toda a família estará envolvida e as crianças vão aprender muito sobre orçamento e planejamento financeiro.
⚜️ Troca: Essa mesada é muito interessante. Ao em vez de dar dinheiro para criança comprar algo que ela tanto quer, os pais ensinam seus filhos a venderem os brinquedos que estão em boas condições, porém, não usam mais. Ao dar o dinheiro da venda para a criança, além de ensinar a administrar, os pais podem também ensinar a criança a gerar renda.
⚜️ Financeira: Data e valor fixo. A criança não precisam fazer nada para recebê-la. Porém, se ela quiser receber uma bonificação, ela precisará administrar bem sua mesada, e também ter um bom comportamento todos os dias. Quando a criança aprende a administrar bem sua mesada, com objetivo de receber a bonificação, ela crescerá tendo uma visão investidora. Ela não irá simplesmente trabalhar para receber, mas irá fazer de tudo para que o dinheiro trabalhe por ela. O bom comportamento também é fundamental para que ela cresça com disciplina, e se desenvolva financeiramente.
⚜️ Empreendedora: Essa mesada é sensacional. Muitas crianças e jovens, têm talentos incríveis. Os pais podem incentivar a criança a desenvolver seus dons através dessa mesada. Por exemplo: a criança ou o jovem, gosta muito de pintar, os pais podem fazer um investimento inicial comprando os materiais necessários para produção dos quadros; as tintas, as telas, as molduras etc. Depois dos quadros pontos, coloque-os a venda. O valor obtido com as vendas, os pais ensinam a criança ou o jovem, a devolver o investimento inicial, com o restante ele deverá dar continuidade para gerar ainda mais renda, aumentando assim o seu caixa.
Um outro exemplo interessante, são as crianças que fazem aula de música. Os pais podem fazer um investimento inicial e juntamente com a criança, promover um pequeno evento, onde ela irá fazer uma linda apresentação. Convide os amigos e familiares. Cobre um pequeno valor por cada ingresso. Melhor será se a própria criança fizer os ingressos. Lembre-se que o mais importante é o desenvolvimento financeiro da criança, quanto mais envolvida ela estiver, mais ela irá aprender.
⚜️ Social: Quem nunca passou por momentos de estresse em passeios em shoppings, parques, ou viagens, com os filhos pedindo isso, ou aquilo o tempo todo?
Para resolver essa questão, a mesada social ajuda muito. Por exemplo, uma viagem em família, inclua no planejamento o valor aproximado que sua criança poderá gastar. No dia da viagem, explique para criança que aquela mesada é para que ela use da maneira que achar melhor, que poderá comprar tudo que ela quiser, porém, é importante ela administrar bem o dinheiro até o fim da viagem, explique que se o dinheiro dela acabar antes, ela perderá grandes oportunidades.
Com certeza absoluta, a criança vai pensar duas vezes antes de ficar comprando tudo que vê e os pais ainda vão poder curtir a viagem sem estresse financeiro.
As mesadas são ótimas ferramentas e fáceis de serem utilizadas. Basta ter paciência e boa vontade.
Somos responsáveis pela educação de nossos filhos. Também temos que ensiná-los a se desenvolverem financeiramente.
Somos seres individuais, somos únicos, não somos iguais. Assim, os filhos, cada um é diferente do outro, cada um tem uma idade e vive períodos diferentes, não podemos tratá-los de igual modo.
Pense nisso ao estabelecer a mesada de seus filhos. Procure escolher a “ferramenta” que se encaixa melhor ao período que cada um está vivendo.
Você não precisa utilizar a mesma “ferramenta” para sempre, sendo que eles estão sempre evoluído e passando por períodos diferentes a todo instante.
Por Cibelle Viviane – Instagram @mulheres.investidorasnojp