Os J-REITs (Japan Real Estate Investment Trust) foram iniciados em setembro de 2001 na Bolsa de Valores de Tóquio.
Em 2007, os J-REIT’S atingiram a marca de 42 fundos negociados em bolsa. Porém, após a crise de 2008 houve decréscimo na quantidade de fundos, com caso de falência e fusão de alguns fundos, chegando a 33 fundos em 2012.
Após esse período de decréscimo, novos fundos foram inaugurados e a quantidade de fundos no mercado voltou a subir; atualmente são 60 fundos J-REIT’S listados em Bolsa.
Segue abaixo um vídeo explicativo, um breve comentário, acerca da indústria de fundos imobiliários no Japão:
J-REIT’S: Fundos Imobiliários no Japão [vídeo, 19 minutos].
Este vídeo é o terceiro de uma série sobre a temática ‘Fundos Imobiliários Brasil/Japão’, que tem início nos seguintes vídeos:
Fundos Imobiliários Brasil/Japão – Parte 1.
Fundos Imobiliários Brasil/Japão – Parte 2.
Sobre esses dois mercados de Fundos Imobiliários, há de se levar em conta fatores como diversificação, objetivos e perspectivas futuras.
Tenho estudado MUITO sobre este mercado, muito mesmo; estudado cada fundo em particular, J-REIT por J-REIT, observando quais possuem gestão ativa por parte da administradora, a composição do portfólio de imóveis de cada fundo, suas localizações, padrões construtivos, quantidade de imóveis em carteira, histórico de cotações e de dividendos etc etc.
Enfim, todos os dados possíveis para realizar um levantamento que me possibilite investir neste mercado de forma segura, configurando um cenário propício para minha estratégia particular de investimentos.
No mais, caso queira aprender mais sobre Fundos Imobiliários, FIIs e J-REITs, e ETFs de J-REITs, acesse AQUI.
Muito obrigado!