Tenho me deparado com a falta de cuidado financeiro dos empreendedores na comunidade.
Muitos, grandes, médios e pequenos, estão queimando dinheiro de forma absurda.
E o pior, muitos desses erros são evitáveis.
Alguns dos erros mais comuns incluem:
• Não fazer hedge cambial para importação,.
• Não ter um planejamento tributário estruturado.
• Gestão de estoque inadequada.
• Incapacidade de elaborar um balanço patrimonial e diagnosticar corretamente a saúde financeira e pontos frágeis da empresa.
• Não saber mensurar custo de capital.
• Não saber analisar a viabilidade financeira para a devida alocação de recursos no negócio e recursos do negócio, e por isso, tomar decisões equivocadas.
• Misturar fluxo de caixa da empresa com o fluxo de caixa pessoal.
E, ainda pior, ser orientado por quem não entende nada desses assuntos.
Muitos empreendedores também acreditam que só contratar alguém para ajudar com a questão fiscal é o suficiente, o que é um erro fatal.
Mesmo que o negócio esteja indo bem, com vendas aumentando, fluxo de receita crescente, margens satisfatórias, marketing eficiente, clientela fidelizada, dominando o mercado, caixa robusto e acesso a crédito barato para expansão, pode ainda assim estar queimando dinheiro.
E às vezes, não é pouco, não.
É importante que os empreendedores prestem atenção em todas essas questões e procurem ajuda de profissional especializado para evitar desperdiçar recursos financeiros valiosos.
Se você está queimando dinheiro com o seu negócio, é melhor chamar o Marcelo!
Marcelo Pimentel, especialista em investimentos e educador financeiro com MBA em Investimentos e Private Banking, e sócio-fundador da MSG Capital, uma empresa de participações e gestão de ativos, especializada no desenvolvimento imobiliário e que tem no seu cerne a expertise na análise de viabilidade de projetos.