Investir é acumular recursos de forma inteligente em produtos e ativos financeiros que possibilite o retorno em juros ou dividendos.
Ao investir, o primeiro objetivo deveria ser buscar a independência financeira, ficar rico deveria ser secundário.
Pense: é mais fácil alcançar a independência financeira do que ser rico; e esta é obtida quando você obtém rendimentos que consigam suprir suas necessidades!
Investir é aplicar o dinheiro buscando uma rentabilidade crescente, é fazer o dinheiro trabalhar gerando mais dinheiro, e para isto é fundamental reinvestir os rendimentos durante a fase de acumulação.
Com raríssimas exceções, bem raríssimas mesmo, esse movimento acontece de forma absurdamente rápida.
A regra é o dinheiro investido, com a ajuda dos juros compostos, ir crescendo de forma cadenciada; com paciência, disciplina e com o tempo, o crescimento se dará de forma exponencial.
Para obter o máximo de êxito nessa empreitada que é investir, você precisa tomar algumas atitudes.
A 1ª delas é organizar e planejar a sua vida financeira; isso é indiscutível.
A 2ª é ser rigoroso no controle do orçamento, a fim de você poder separar o dinheiro destinado aos investimentos:
- organizar o orçamento doméstico, cortando gastos desnecessários e planejando seus objetivos financeiros, classificando-os por prazos: curto, médio, longo.
- separando uma parte dos rendimentos para investir, sobretudo tendo em vista o longo prazo, pois é com esta filosofia que você cultivará a paciência e disciplina.
A 3ª atitude seria você aprender mais sobre investimentos, pesquisar, ler, se interessar pelo assunto.
Investir, antes de ser aplicar dinheiro em algo a fim de colher resultados, é aplicar-se em estudos sobre o assunto a fim de multiplicar seus conhecimentos para fazer uma melhor gestão financeira dos seus recursos e tomar melhores decisões em relação à aplicação do seu dinheiro.
Só investe bem quem faz uma boa gestão do próprio dinheiro, e isto implica em três benefícios e, ao mesmo tempo, três responsabilidades: (i) consumir com segurança, (ii) estar se preparado para emergências e (iii) para a aposentadoria.
Investir é caminho necessário para a Independência Financeira.
—› Quer aprender mais sobre investimentos?
Inscreva-se no Curso Presencial ‘Estratégias de Mercado – Análise Técnica Objetiva’
Inscreva-se no Curso Presencial ‘Investindo em Fundos Imobiliários no Japão – J-REITs’