Algumas das tendências bem típicas nas empresas que vão seguindo para a falência são (1) a redução do patrimônio líquido, (2) diminuição do capital de giro próprio e (3) prejuízos constantes e crescentes.
Sob essa perspectiva, vamos analisar nos quadros-resumos abaixo, a situação financeira da montadora Toyota Motor (7203), gigante do mercado automotivo, realizando para isso a análise horizontal de itens das demonstrações financeiras da empresa.
O primeiro quadro-resumo que vamos analisar é o do Balanço Patrimonial da Toyota.
No quadro-resumo acima, vamos nos ater ao ponto 1 e 2 expostos no primeiro parágrafo.
Note que no fechamento do Balanço em 2019, o total do patrimônio líquido da Toyota era de 19,85 trilhões de ienes e veio crescendo ano a ano, chegando a 27,15 trilhões de ienes no fechamento do último ano fiscal.
O crescimento anual composto do patrimônio líquido da empresa foi de 11%.
Quanto ao capital de giro próprio, que é a diferença entre ativo circulante e passivo circulante, em 2019 era de 652,3 bilhões de ienes, 821,11 bilhões de ienes em 2020, 1,32 trilhão de ienes em 2021, e no Balanço Patrimonial de 2022: 1,88 trilhão de ienes.
O crescimento anual composto do capital de giro próprio da Toyota foi de 42,31%.
Ambos indicadores bastante sólidos e bem diferente de empresas insolventes.
Quanto ao 3° ponto exposto no primeiro parágrafo, vamos analisar o quadro resumo da DRE, demonstrações de resultados do exercício, da empresa.
Diferentemente da tendência de empresas que seguem o caminho da falência, prejuízos constantes e crescentes, a Toyota é o oposto: tem lucros constantes e crescentes.
A empresa vem tendo lucro líquido crescente, a uma taxa de crescimento anual composto de 14,82%.
Vale ressaltar também que o Retorno sobre o Patrimônio Líquido da empresa, o ROE (Return On Equity), um importante indicador de rentabilidade, que é lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido, em 2019, o ROE era de 9,49%, e em 2022 de 10,5%, uma leve alta.
Ou seja, sob a perspectiva inicialmente apresentada, a situação financeira da Toyota é de bastante solidez, como já era de se esperar.
Qual empresa que você gostaria de ver uma análise?