Imagine se eu falesse assim pra você:
“Amigo, vamos ganhar dinheiro com feijão?” — “O pacote de feijão é vendido aqui no Japão a 500 ienes o Kg, e pra gente trazer um contêiner de feijão direto das mãos do produtor, mais os custo de despacho de exportação, frete internacional, desembaraço aduaneiro, imposto de importação, transporte interno, armazenagem, embalagem, envasamento, distribuição… Considerando tudo, o kg sai pra nós no atacado, a 200 ienes, bem abaixo do valor de varejo.”
Ou seja, considerando tudo, a ideia é multiplicar o valor com a venda no varejo. Isso é bem tangível, certo? É uma operação comercial.
No desenvolvimento de loteamento é a mesma lógica, é comprar mais barato no atacado (só que m2) para vender mais caro no varejo, depois dos devidos processos que tangem o parcelamento do solo e individualização dos lotes.
A principal diferença é que o feijão é móvel de um lugar para outro, e loteamento, não. E feijão deprecia naturalmente, e loteamento não, pelo contrário, valoriza, e ainda dá para agregar mais valor.
Mas a lógica de dobrar, triplicar, quadruplicar capital, é a lógica comercial, da aquisição no atacado e a oferta no varejo com valor do m2 mais alto.
Não é a lógica da renda variável, da Bolsa, não, de comprar ativos e não poder fazer nada para agregar valor a fim de vender mais caro, a não ser reinvestir eventuais proventos, mas sem garantias que o ativo em si irá se valorizar.
Escrevo isto para que você possa entender que a rentabilidade de determinadas classes de investimentos, às vezes, bem significativa, segue a lógica comercial do comprar mais barato, beneficiar (agregar valor) e vender mais caro do que comprou, a um preço que o mercado já está topando pagar.
E se eu te disser que: loteamento tem potencial de gerar renda passiva e multiplicar capital com muito mais força do que FIIs ou Kitnet, mesmo considerando o investimento sistemático dos aluguéis da kitnet e o reinvestimento dos dividendos dos FIIs, você acreditaria? 🧐🤔
Pois é. Loteamento tem essa capacidade e eu posso te provar isso!
Entre no meu grupo exclusivo no WhatsApp (AQUI) que no sábado, 3 de fevereiro, às 20h30 (horário do Japão) vou dar uma aula sobre o assunto no Zoom, e o link será disponibilizado no grupo.
Entre no grupo agora mesmo (AQUI). É por lá também que sempre compartilho informações sobre investimentos no desenvolvimento imobiliário.