O portal de negócios Nikkei Asia noticiou que o mercado de títulos da China perdeu US$ 83 bilhões com investidores estrangeiros reduzindo suas exposições nesses ativos.
As participações de investidores estrangeiros em títulos chinesas caíram pelo sétimo mês consecutivo, conforme dados de agosto, aponta a publicação.
O dinheiro continua saindo da China à medida que a economia esfria e os juros em economias mais transparentes continuam subindo, atraindo esse dinheiro.
O esfriamento da economia chinesa impacta a economia global; pois é a maior parceira comercial da maioria dos países do mundo, incluindo o Japão.
Pontos a considerar:
• Isso faz o partido comunista chinês elevar seu discurso contra “inimigos” externos para desfocar a população de problemas internos, reforça a aliança com a Rússia em guerra e eleva a tensão no Indo-Pacífico.
• E pensando no atual cenário político brasileiro, num eventual retorno de Lula, o petista não vai ter o que mais o ajudou na outra vez em que foi presidente: a China crescendo acima de 10% ao ano, comprando commodities brasileiras adoidado a preços cada vez maiores, no que ficou conhecido como o “Boom das Commodities”, que irrigou a economia brasileira de dinheiro, e apesar do governo PT, o Brasil também conseguiu crescer naquela época, mas abaixo do que cresceu outros países emergentes. Então pode esquecer a “picanha e cerveja” (rs), o cenário é outro.