– Especular e Investir: a diferença
Há uma diferença gigantesca entre especular e investir.
Obter 50% em investimento não é a mesma coisa que obter 50% numa operação especulativa. Os riscos não são os mesmos. As emoções desencadeadas durante o processo também não são as mesmas. Pois, em apenas num desses cenários a pessoa não correu o risco de perder o capital principal aplicado antes de obter tal rentabilidade, no máximo teve custo de oportunidade.
Para Benjamin Graham, autor do best-seller Investidor Inteligente, “operação de investimento é uma que, após análise minuciosa, promete segurança do capital e uma remuneração apropriada. As operações que não cumprem esses requisitos são especulativas.”
Ou seja,
Investir é obter rentabilidade sobre o capital principal, e este deve ser preservado.
Especular é correr risco com o capital principal objetivando alto retorno, que pode não vir, e o capital principal pode ser perdido parcialmente ou totalmente.
“Ah, mas eu vi alguém obtendo 1.000% de lucro numa operação”…
Eu também já vi! Até mais.
Mas trata-se de operação de risco, de especulação, na qual o operador se dispõe a correr risco para capturar tal rentabilidade.
Não há nada de errado em ser especulador, desde que seja realista e não misture as coisas.
Agora, para especular nesse nível, você precisa encontrar mercado volátil, e mercado volátil quer dizer mercado “arisco”, ou seja, ele pode fazer um movimento contrário ao desejado tão rápido como fez o primeiro movimento. Deve-se ter ciência disto.
O que não pode ser feito é a pessoa tomar uma ou algumas operações de sucesso (se é que obteve mesmo) e transformar a rentabilidade obtida como parâmetro absoluto, e ainda por cima querer transformar isso em “Pacote de investimento”, prometendo lucro garantido mensalmente, ou seja, prometendo rentabilidade alta continuamente, até mesmo muito maior do que a obtida por grandes players do mercado há décadas.
– Promessas enganosas: investimento ou especulação?
Como já abordei aqui, de vez em quando aparecem pessoas no inbox da página perguntando sobre empresas que prometem “50% de lucro ou mais garantidos todo mês” operando Bitcoin. Eu também já vi tais propagandas na rede.
Não acreditem em promessas desse tipo, principalmente se a palavra “garantido” estiver compondo o slogan de tal promessa.
Pensem, se você obtiver um lucro mínimo de 50% ao mês “garantidos”, iniciando com apenas 100.000 ienes, reinvestindo o lucro (já que é “garantido”), em 10 anos você teria:
27.509.534.447.394.963.000 de ienes
O equivalente a:
256.795.680.909.000.000 de dólares
Ou seja:
A soma do PIB de todos os países do mundo!!!!!
Só para termos uma ideia, Warren Buffett, o maior investidor do mundo, ao longo dos seus longos anos como investidor no mercado de renda variável vem obtendo um ganho médio ANUAL entre 20 a 21% desde 1960.
Então você acredita nas promessas de uma empresa ou pessoa que garantem transformar pessoas comuns em “múltiplos Buffetts” em série e no curto prazo?
PENSE!!!!
– Especular de forma consciente e equilibrada
Mas se você deseja aprender a operar Criptomoedas e outros mercados de forma consciente e consistente, com o pé no chão, visando potencializar os rendimentos da sua poupança e investimentos por meio de operações de trading, entre em contato com: cryptotraderjapan@gmail.com e Inscreva-se na próxima turma do curso Aprendendo Operações no Mercado, no dia 26/05/2018, em Okazaki, Aichi.
Trata-se de um curso prático, levemente teórico, focado em preparar o aluno para ter autonomia para entrar nas operações, analisar riscos e estratégias, tomar suas próprias decisões sem depender de “dicas quentes” e de atravessadores que ilegalmente captam dinheiro dizendo que vão operar no mercado de criptomoedas para você, mas, na verdade, não passam de fomentadores de esquemas de pirâmides financeira.
Aqui, nossa proposta não é prometer dinheiro fácil, nem captar dinheiro de ninguém para operar no mercado, tampouco oferecer técnicas milagrosas e fórmulas mágicas.
Um grande abraço a todos!