A Murata Manufacturing Co, código de negociação na Bolsa de Tokyo 6981, é uma fabricante japonesa de componentes eletrônicos, com sede em Nagaokakyo, Kyoto, e uma das maiores empregadoras de brasileiros no Japão.
E é a situação financeira dela que vou expor neste artigo. Na verdade, este não é um simples artigo. Posso dizer que é um mini-curso gratuito de “Introdução à Indicadores Financeiros”. Há um pouco mais de um ano, escrevi um texto com a mesma estrutura, e agora retorno com dados atualizados.
Para a gente saber a situação financeira de uma empresa, é preciso fazer o levantamento de alguns itens das Demonstrações Financeiras da empresa a ser analisada, calcular alguns indicadores e fazer a chamada análise financeira.
Por análise financeira, entende-se a análise dos indicadores de liquidez e indicadores de estrutura de capital (composição da dívida e alavancagem).
Esse tipo de análise centra-se basicamente em elementos expostos no Balanço Patrimonial de uma empresa, que um dos registros das chamadas Demonstrações Financeiras ou Demonstrações Contábeis.
Os indicadores de liquidez apontam a capacidade da empresa para honrar os compromissos com terceiros: credores, fornecedores etc.
Já os indicadores de estrutura de capital, ou índices de endividamento, servem para avaliarmos a segurança que a empresa oferece aos capitais de terceiros, bem como revelam sua política de financiamento (captação de recursos) e da alocação desses recursos nos diversos itens do ativo, um dos “pratos” do Balanço Patrimonial.
Os dados no Balanço Patrimonial de uma companhia não são acumulativos; são sempre uma fotografia do momento, e revela a situação patrimonial e financeira da empresa.
Feita essa introdução, vou responder a pergunta: afinal, “Como está a situação financeira da Murata atualmente?”
Começando pelos indicadores de liquidez…
Quando observada a liquidez imediata da empresa, em 1,66, indica que o que ela tem de caixa e equivalente de caixa, ou seja, em dinheiro líquido e o mais próximo de dinheiro imediato, é 66% acima das obrigações financeiras da empresa no curto prazo.
Já o indicador de liquidez corrente da Murata está em 4,81, ou seja, o valor que ela tem em caixa, equivalente de caixa, investimentos de curto prazo, dinheiro à receber e estoques que podem ser convertidos em dinheiro em até 12 meses, representa 4,81x o que ela tem de obrigações financeiras de curto prazo para honrar.
O indicador de liquidez seca, em 2,85, é tudo o que ela possui descrito no parágrafo anterior, excluindo o estoque, ou seja, não depende do estoque ser convertido em dinheiro para honrar compromissos de curto prazo; isto é, sem contar com o estoque ela tem uma quantia 2,85x o que ela possui de obrigações de curto prazo para honrar.
Seria mais ou menos como você anotar todas as obrigações financeiras que você tem para honrar nos próximos 12 meses, e constatar que tudo que você tem em dinheiro vivo, dinheiro em banco, em investimentos de curto prazo e dinheiro para receber nos próximos 12 meses, é equivalente a 2,85x das suas obrigações. Muito, né?
No caso do indicador de liquidez geral, que mede a capacidade da empresa de honrar todas as suas obrigações de curto e longo prazo, contando, para isso, com seus recursos realizáveis a curto e longo prazo, o da Murata está em 2,78.
Ou seja, ela tem recursos de curto prazo e realizáveis a longo prazo, que poderão ser convertidos em dinheiro (em liquidez), 2,78x, ou 178% acima de tudo o que ela tem de obrigações financeiras para honrar, incluindo dívidas de curto e longo prazo.
E por falar em dívida, quando a gente observa o que a Murata tem de dívida bruta em relação ao seu patrimônio líquido, o grau de endividamento da empresa fica em 6,14%; muito baixo.
Só o fato do indicador de liquidez corrente está acima de 1, e o da Murata está em 4,31, já seria elemento suficiente para afastar risco iminente de falência. O conjunto da obra então, nem se fala. É uma empresa financeiramente sólida, com bastante liquidez e solvência.
Mas não é qualquer solvência, não!
Quando a gente submete esses indicadores acima expostos ao “Termômetro de Kanitz“, uma referência para avaliar insolvência/solvência, o fator da Murata Manufacturing Co, fica em absurdos 9,59.
Só para você ter uma ideia:
Se o fator fica abaixo de -3, a empresa tem sérios riscos de falência.
Entre -3 a 0, estado de alerta, cautela.
Entre 0 a 7, estado de solvência, isto é, tem capacidade de honrar compromissos financeiros de curto e longo prazo.
No caso da Murata, o fator é 9,59. A empresa é muito solvente. Possui situação financeira confortabilíssima, tem caixa fortalecido.
Se você trabalha na Murata Manufacturing Co (6981), não se preocupe, ela tem força financeira para aguentar turbulências.
Qual empresa que você gostaria que fosse analisada? Deixa nos comentários!
Abraços,
Marcelo Pimentel – Investidor no Japão