O Facebook engatinhou por anos no Japão por conta da necessidade do público local se manter no anonimato, por isso não é raro encontrar usuários japoneses com nenhuma foto de perfil ou com imagens aleatórias e também com informações de perfil evasivas ou incompletas.
Facebook no Japão: uma alternativa viável
Ainda que o Facebook enfrente esta barreira cultural, aos poucos os empreendedores e o público em geral percebe na plataforma um aliado poderoso tanto para vendas como para busca por conteúdo.
Isso acontece pois, com as aquisições de plataformas populares como o Instagram e também a maior penetração do Messenger no mercado os anunciantes viram que as estrutura para empreendedores permite um melhor funil de vendas ao passo que o LINE e o Twitter permitem trabalhar o reconhecimento de marca de maneira mais contundente.
A dinâmica atual do Facebook
Foi-se o tempo que o Facebook era uma plataforma onde o crescimento orgânico era observado de forma consistente e lucrativa.
Hoje, a estrutura desta rede social é baseada na mídia, ou seja, é uma marca precisa investir em mídia para que os resultados sejam alcançados.
Desconfie, portanto, de pessoas que ofereçam soluções de publicidade onde o alcance orgânico é a base da estratégia.
Desta forma, o conteúdo gerado para marcas dentro do Facebook com o objetivo de gerar alcance orgânico ganham uma tonalidade mais voltada ao reconhecimento de marca.
Algo como conteúdo dentro de um site, e o que é preciso ter extremo cuidado é na construção da estratégia de anúncios dentro da plataforma.
Se por um lado o alcance orgânico perdeu força, as diversas maneiras e atingir o seu público através de mídias pagas permitem ao empreendedor a ter um leque maior de estratégias disponíveis para atingir o seu público de maneira cada vez mais contundente e personalizada.
Pensando nisso é que vale a pena focar nas métricas e estratégias afim de que você acelere sua jornada até um objetivo de marca ao invés de esperar que o efeito do boca a boca seja revertido a seu favo no longo prazo.
A próxima análise será sobre o Instagram. Acompanhe!
Por Aaron Soares