Sabemos que para alcançar uma tranquilidade financeira, requer meios que agilize o processo.
Porém, muitas pessoas perdem a oportunidade de utilizar ferramentas financeiras poderosas que fariam seu dinheiro render, ao invés de apenas gastá-lo em coisas fúteis.
Tais ferramentas estão disponíveis para aqueles que sabem administrar bem suas finanças e possuem um mínimo de recursos para começar a investir.
Na educação tradicional aprendemos que uma das maneiras de ganhar dinheiro é o trabalho, mas o que acontece quando o seu salário não é suficiente?
Geralmente, o escape é o cartão de crédito e/ou empréstimos, muitas vezes criando dívidas como uma bola de neve, crescendo cada vez mais.
Ademais, vale ressaltar que, apenas trabalho não te fará prosperar. É precisos mais.
Mas chegou a hora de ter o controle de suas finanças, e fazer com que você comece a prosperar!
Uma economia doméstica adequada exige que sejamos fortes e evitemos a tentação de desperdiçar dinheiro em momentos de fraqueza, com compras imprudentes.
Portanto, além do nosso desejo de economizar, é importante que também saibamos como economizar adequadamente.
Aqui estão três etapas para uma economia doméstica bem-sucedida:
Etapa 1: Definir sua meta
Defina a finalidade de suas economias (compra de um computador novo, viagem, cursos, investimentos e muito mais).
Definir a meta de cada moeda economizada ajudará você a manter o foco.
Você verá o quanto é gratificante economizar dinheiro e evitar desperdiçar em compras desnecessárias.
Etapa 2: determinar uma quantia fixa mensal que irá economizar
Defina com antecedência o valor que reservará para economizar a cada mês.
Definir uma quantia fixa ajudará você a gerenciar seu dinheiro da melhor maneira possível, evitando o descontrole financeiro.
Você pode optar por definir um percentual da sua renda a ser economizado (10%, 20%, 30%…), e com o tempo vai aumentando esse percentual.
Etapa 3: escolha onde economizar
Há muitos lugares para economizar, seja em casa, em deixar de tomar aquele cafezinho a cada intervalo no trabalho, diminuir os gastos com restaurantes, (com vícios!), ou mesmo mudar de companhia telefônica.
Antes de escolher, compare as características de cada uma das opções e escolha a que de fato atende às suas necessidades pessoais e que realmente é necessária, e assim, corte as desnecessárias, sem dó!
Lembre-se sempre que: gastar é fácil, prazeroso e não precisa de instrução; muitas vezes as pessoas utilizam-se do consumo desenfreado para aplacar frustrações.
Todavia, considere o tempo que você se sacrificou para ganhar o seu dinheiro, o tempo distante de casa, da família, pois o simples ato de gastar impulsivamente levará o seu dinheiro em segundos.
Para manter o dinheiro em sua posse o tempo necessário, e fazer ele se multiplicar, colocando-o para trabalhar por você, fazendo mais dinheiro, é preciso Educação e Inteligência Financeira, e outras requisitos adicionais, como disciplina e paciência, que na verdade já fazem parte da chamada Inteligência Financeira.