“Trade ao Vivo”: como tirar dinheiro do mercado?

Talvez, o “trade ao vivo“, com algum expoente mostrando pela internet como “ganhar dinheiro” operando no mercado, seja o maior gatilho para as pessoas entrarem no mundo do trade, despejando o suado dinheiro, precioso tempo e esperanças nessa atividade.

É um gatilho porque as pessoas, geralmente, ficam boquiabertas vendo o expoente do trade – que a partir daqui vou chamar de “showman do trade” – e dizem “oh, o negócio dá dinheiro mesmo!”, daí começam a cobiçar com mais força o estilo de vida do showman/guru “vivendo do mercado”.

No entanto, como Educador Financeiro, meu propósito é desenvolver nas pessoas a capacidade de melhorar as tomadas de decisões financeiras, e isto inclui desenvolver a capacidade de raciocinar, pensar, ser criteriosa, inferir, deduzir, ponderar, refletir… ora, afinal, Quem Pensa Enriquece!

Além disso, tenho nos Provérbios de Salomão referências perenes de princípios de Educação Financeira, como nestes provérbios aqui:

“O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena”, e “O prudente vê o mal e se esconde; mas os ingênuos seguem em frente e sofrem as consequências”, e ainda “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, já o tolo encoleriza e dá-se por seguro.”

Então, toda vez que você for assistir a algum “showman do trade ao vivo”, já vai com isso na sua cabeça…

Deixe a emoção de lado por um momento, pois esse é o RACIOCÍNIO que você deve ter ao se deparar com algum “showman do trade” e seu espetáculo. Observe a sequência:

1. Showman do trade operando movimento “certeiro” de mercado ou “tirando dinheiro no mercado” + discurso encantador + X = “trade ao vivo para te mostrar como tirar dinheiro no mercado”.

[Preste atenção na incógnita X, isso é importante.]

2. Incógnita X = equipe de operadores nos bastidores ajudando a puxar o movimento para o showman dar o “show”. [Isso é bem tangível, sobretudo em operações rápidas, estrategicamente organizadas com equipe, coordenadas e, especialmente, em mercados alavancados.]

3. Logo, “trade ao vivo” + marketing ostensivo, agressivo e apelativo antes, durante e depois do “trade ao vivo” = ilusionismo.

“Ah, mas desse jeito, para puxarem o movimento para o ‘showman dar o show’, a equipe dos bastidores pode sair no prejuízo. Ninguém é bobo de fazer isso…”

Se liga! Raciocine! Preste atenção, que agora vem o “pulo do gato”:

4. Custo da equipe nos bastidores e eventuais prejuízos das operações de sustentação nos bastidores + despesas com publicidade = investimento em MARKETING para fisgar iludidos pelo ilusionismo.

[Ou você acha que estrutura de marketing só inclui o que você vê?]

5. Logo, os fisgados pelo ilusionismo bancam todo o circo armado e o espetáculo realizado, reforçando a figura do showman do “trade alternativo e midiático”… (daí volta tudo de novo).

Só estou te mostrando que você deve ser mais realista e menos emotivo nas suas tomadas de decisões financeiras e na hora de assistir a alguma exposição espetaculosa.

Na maioria das vezes, falta só um pouco mais de raciocínio e análise mais fria, necessária para não ser iludido pelo showman, equipe de bastidores do showman e marketing do showman.

Não preciso desenhar, né?!

Dicas de Ouro e Realistas:

1. Leia os dois primeiros capítulos do livro “Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso”, de Alexander Elder. O autor que é psiquiatra e renomado (e realista) trader, vai te fornecer o mindset necessário para você entender a psicologia individual e de massa aplicada às operações de mercado, e vai detalhar para você os bastidores do mercado de operações de mercado.

Leia os dois primeiros capítulos deste livro

2. Se quer aprender a operar no mercado, na modalidade trading, procure um mentor estilo “lobo solitário”, que não tenha equipe. Isso já te livra do risco detalhado na primeira parte do artigo.

3. Não deixe seu emocional – ganância, culpa e medo de ficar de fora – falar mais alto do que a razão, do que a sua capacidade de raciocinar, fazer inferência, na hora de tomar decisões financeiras, seja para entrar nas operações de mercado ou na hora de assistir à um show de algum showman do trade.

4. Entenda que, toda proposta de ensino sobre finanças e investimentos, incluindo tomada de decisão financeira e operações de mercado, que apela mais para o seu emocional do que para a utilização da razão, é um DESSERVIÇO ao processo de Educação Financeira, que tem como pressupostos educar para te emancipar, não adestrar para te aprisionar, e a plantar os princípios de independência, não o de dependência.

5. Saiba que as estatísticas, em fartos estudos, apontam baixíssima probabilidade de sucesso no mundo do daytrading, fazendo com que a busca por ganhos nessa atividade seja mais comparada à tentativa de ganhar dinheiro num cassino. E é justamente por isso que cabe um olhar mais criterioso ao observar a atuação de algum “showman do trade de sucesso” que trabalha com marketing ostensivo.

Lembre-se: Quem Pensa Enriquece!

No mais, juízo!

Deixe sua opinião nos comentários!

Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.
Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.

Deixe Seu Comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Procedimentos
para a Consultoria

  • Previamente peço os 4 principais temas a serem abordados na consultoria, para melhor atendimento e otimização do tempo.
  • Em posse das informações para análise, nós agendaremos a consulta para o melhor dia e horário de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
  • A consulta será feita via plataforma Zoom, com câmeras abertas.

60 min de Consultoria: ¥10.000

Ao concluir este formulário, vamos avaliar sua inscrição e responderemos pelo WhatsApp.

Calculadora de Financiamento

Simulador de financiamento

Saiba quanto será a prestação a ser paga mensalmente nesta calculadora de financiamento