Meu amigo, minha amiga, se você quer ganhar dinheiro na vida, encontrar oportunidades e estar preparado para tomar decisões e fazer bons negócios, você precisa aprender a treinar seu olhar para identificar tendências através de informações de qualidade. E eu vou te ajudar a treinar seu olhar compartilhando clippings de notícias que são realmente relevantes, que apontam tendências a serem observadas com atenção, aqui na coluna Radar Ligado. Vem comigo!
26 de julho de 2023
Internacionalização do Yuan
O yuan foi usado em 49% das transações internacionais da China no último trimestre. Os principais impulsionadores foram: mercado de capitais mais aberto e mais comércio baseado em yuan com a Rússia. Esse percentual não inclui acordos baseados em yuan para negócios e transações de capital que não envolvem a China como contraparte. Isso demonstra o fortalecimento da moeda chinesa no comércio internacional e sua rivalidade com o dólar americano.
.
Diminuição da População Japonesa e Aumento de Residentes Estrangeiros
O número de cidadãos japoneses caiu em todas as províncias pela primeira vez, enquanto o número de residentes estrangeiros está se aproximando de 3 milhões, ajudando a sustentar as comunidades, mostram novos dados do governo. A população com cidadania japonesa totalizou 122,4 milhões em 1º de janeiro, uma queda de 800.523 em relação ao ano anterior, a maior queda nos dados desde 1968.
.
Investimento em Startups de Transformação Digital na Ásia
Uma unidade do Norinchukin Bank, o maior credor agrícola do Japão, investirá potencialmente vários milhões de dólares em uma startup indonésia que auxilia a transformação digital na aquicultura. A Norinchukin Capital fará o investimento na eFishery através de um fundo lançado em maio que visa startups que trabalham na agricultura, silvicultura e pescas, bem como na descarbonização. Isso marcará o primeiro investimento da empresa no exterior.
.
Diversificação de Produção e Investimentos em Mercados Emergentes
O fundo soberano de Cingapura GIC está buscando investir mais em mercados emergentes como Índia, Indonésia e Vietnã, à medida que as empresas correm para diversificar sua produção fora da China em meio às crescentes tensões entre Washington e Pequim. Para o diretor de investimentos da GIC, Jeffrey Jaensubhakij, a rivalidade EUA-China se estendeu além das questões comerciais e tecnológicas para os fluxos de capital, levando empresas e investidores a repensar suas estratégias em relação à segunda maior economia do mundo.
.
Expansão no Mercado de Gás Natural Liquefeito (GNL)
A Chevron está considerando construir uma usina flutuante de gás natural liquefeito (GNL) no leste do Mar Mediterrâneo para exportar gás para a Europa e a Ásia. A petrolífera norte-americana também começará a comercializar GNL do Golfo do México dos Estados Unidos, com o objetivo de expandir sua presença no gás natural, que emite menos gases de efeito estufa do que o carvão.
.
Crescente interesse em veículos elétricos para redução de emissões e avanços na tecnologia de baterias
A Mitsubishi Fuso Truck and Bus trabalhará com uma empresa dos EUA em um teste de caminhões elétricos com baterias que podem ser trocadas em cinco minutos, em um esforço para impulsionar a mudança da indústria de caminhões para veículos de emissão zero. A Mitsubishi Fuso modificará seu caminhão elétrico eCanter para permitir a troca de bateria, com o teste marcado para o inverno no Japão.
.
Busca de recursos para financiar projetos de defesa em meio a tensões regionais
O governo japonês considerará a venda de sua participação de 34% na Nippon Telegraph and Telephone para ajudar a financiar sua construção de defesa, disse um alto funcionário do Partido Liberal Democrata na terça-feira. “Vamos avançar com a discussão, incluindo a possibilidade de privatização total”, disse o chefe de política do LDP, Koichi Hagiuda, em uma reunião do partido.