Você mora no Japão há algum tempo, sabe quem é quem na política brasileira, nome de ministros de estado, presidentes das casas legislativas, governadores e até mesmo de ministros do Supremo Tribunal Federal, que não são cargos eletivos.
Mas, e no Japão? Como anda o seu conhecimento sobre quem é quem no Gabinete de Governo do Primeiro-Ministro Shinzo Abe?
É importante você saber, pois são essas personalidades que conduzem o país que você reside e que tomam decisões que impactam diretamente a sua vida no Japão, mesmo você não exercendo o direito de voto aqui.
Então, vamos conhecer quem é quem no Gabinete do Governo Abe:

Shinzo Abe: Atual Primeiro-Ministro, desde dezembro 2012. Já havia exercido o cargo anteriormente, entre 2006 a 2007, quando renunciou. Membro do Partido Liberal Democrata.

Taro Aso: Vice Primeiro-Ministro, e ainda acumula os cargos de Ministro das Finanças, Ministro de Estado dos Serviços Financeiros, e responsável pela superação da deflação. Ocupou o cargo de Primeiro-Ministro, entre 2008 a 2009, sendo sucedido por Yukio Hatoyama, do Partido Democrata.

Sanae Takaichi: Ministra da Administração Interna e das Comunicações, Ministra de Estado do Sistema de Segurança Social e Números Tributários.

Masako Mori: Ministra da Justiça.

Toshimitsu Motegi: Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Koichi Hagiuda: Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, ministro responsável pela reconstrução da educação.

Katsunobu Kato: Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Ministro da Reforma Trabalhista.

Taku Eto: Ministro da Agricultura, Florestas e Pescas.

Hiroshi Kajiyama: Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Ministro responsável pela competitividade industrial, pela exposição internacional do país, pela resposta ao impacto econômico causado por acidentes nucleares e pelo novo coronavírus; Ministro da Cooperação Econômica com a Rússia.

Kazuyoshi Akaba: Ministro da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, Ministro responsável pela Política do Ciclo da Água.

Shinjiro Koizumi: Ministro do Meio Ambiente, Ministro de Estado da Preparação para Emergências Nucleares; é filho do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, que ocupou o cargo entre 2001 a 2006.

Taro Kono: Ministro da Defesa.

Yoshihide Suga: Secretário de Gabinete, com status de ministro; Ministro encarregado de atenuar o impacto das forças americanas em Okinawa, e encarregado da questão dos sequestros pela Coreia do Norte.

Kazunori Tanaka: Ministro da Reconstrução, responsável pela Coordenação de Políticas Abrangentes de Reavivamento de Fukushima frente ao acidente nuclear.

Ryota Takeda: Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública, Ministro encarregado pela reforma administrativa, reforma do serviço civil e Ministro de Estado para Gerenciamento de Desastres.

Seiichi Eto: Ministro da Promoção do Envolvimento Dinâmico de Todos os Cidadãos, responsável pelas questões territoriais, Ministro de Estado de Okinawa e Assuntos dos Territórios do Norte, dos Assuntos do Consumidor e Segurança Alimentar, das Medidas para Declínio da Taxa de Natalidade e da Política Oceânica.

Naokazu Takemoto: Ministro responsável pela Política de Tecnologia da Informação, Ministro de Estado da Estratégia “Cool Japan”, da Estratégia de Propriedade Intelectual, da Política de Ciência e Tecnologia e da Política Espacial.

Yasutoshi Nishimura: Ministro de Estado da Política Econômica e Fiscal, Ministro responsável pela Revitalização Econômica, pela Reforma da Previdência Social e pela Parceria Transpacífica.

Seigo Kitamura: Ministro de Estado da Revitalização Regional, da Reforma Regulatória, encarregado da gestão de registros públicos e arquivos.

Seiko Hashimoto: Ministra dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo, Ministra de Estado da Igualdade de Gêneros, responsável pelo empoderamento das mulheres.
Esta é a lista dos membros que compõem o gabinete do Primeiro-Ministro Shinzo Abe, com status de Ministros e suas atribuições, algumas bem “espinhosas”, como a exercida pelo Secretário de Gabinete, Yoshihide Suga, e outras bem árduas, como as exercidas pelos Ministros Hiroshi Kajiyama, Seiichi Eto e Yasutoshi Nishimura.
Ao todo são 19 Ministros, além do Primeiro-Ministro Abe, 3 mulheres e 16 homens.
Fonte: Japan Kantei (site do Gabinete)