Você já parou para comparar retornos reais sobre investimentos que você fez com o seu dinheiro?
Mesmo que não tenha sido com o seu dinheiro, este é um exercício muito interessante, e dele podemos tirar várias lições.
Veja, por exemplo, no quadro abaixo, quanto ¥ 1.000.000 investido com retorno igual a cada uma das médias de mercados, que fazem parte do contexto brasileiros no Japão, estaria valendo hoje, depois de 10 anos:

Você viu só a discrepância de valores finais, no tempo decorrido de 10 anos?
Os ativos em reais brasileiros, além de não terem tido retornos nominais tão bons quanto os ativos em ienes japonês, sofreram mais por serem ativos em moeda instável.
Vale lembrar que… “retornos passados NÃO são garantias de retornos futuros!”
Mas os que foram apontados no quadro nos servem como parâmetros para entendermos 5 coisas sobre investimentos no contexto brasileiros no Japão e no exterior:
1. o que é custo de oportunidade.
2. quem investe em ativos em moeda instável deve ter atenção ao risco cambial.
3. a necessidade de ter diversificação, inclusive diversificação geográfica; neste contexto, até quem não pretende enviar dinheiro para investir no Brasil, deve se atentar a ativos negociados em outros países desenvolvidos, e que são acessíveis por corretoras no Japão.
4. a importância de investir em ativos em moeda estável; se expor apenas em moeda instável é mais arriscado.
5. a renda fixa no Brasil, só é “fixa” no Brasil, em reais brasileiros; para quem investe do exterior, no conjunto da obra, ela é “renda variável”, pois você não sabe quanto de fato renderá o seu dinheiro que você abriu mão de utilizar, investir no país em que vive para enviá-lo para a “renda fixa” lá no Brasil.
No Brasil, eu gosto de investir em uma estrutura que compreende ativos da economia real e ativos financeiros.
Tenho minha estratégia própria que a denominei de Estratégia do Banqueiro.
E essa estratégia eu detalho, como bônus, no meu Treinamento sobre investimentos no Japão, pois os ativos financeiros no Japão também foram parte importante para ativar essa estratégia.
E você também pode implementá-la para acelerar o seu processo de construção de patrimônio, intercalando o que há de melhor no Japão e o que há de melhor no Brasil!