Diagnosticando a Saúde Financeira da família

Para manter o nosso corpo sempre saudável é preciso ter certos cuidados, como evitar alimentos muito gordurosos, açucarados, estar sempre fazendo exames médicos e acima de tudo, praticando atividades físicas regularmente, estar sempre em movimento. 

Assim é a saúde financeira: deve estar sempre em movimento, evitar maus hábitos e estar sempre sob revisão. 

Como está a saúde financeira de sua família?

Verifique a seguir se a saúde financeira da sua família se encontra em um desses três estágios, e confira as soluções apontadas para que a saúde financeira familiar possa ser restabelecida.

1- Estado vegetativo

Tudo funciona no automático. Tem renda o suficiente para cobrir as despesas, o que sobra fica a disposição para os demais gastos, assim gasto vem, gasto vai. 

Conclusão: Não há muita perspectiva de futuro.

Solução: 

Nada como um choque de realidade, para acordar para a vida, para perceber as oportunidades que estão sendo desperdiçadas. 

Infelizmente, a maioria espera que algo de ruim aconteça para só então tomar alguma atitude. É como o velho ditado diz: “se não aprende no amor, terá de aprender na dor”. 

Uma crise mundial, uma catástrofe ambiental, ou coisa pior, para perceber o tempo que estavam perdendo. Que Deus nos livre! Não precisa chegar a este ponto para a mudança de atitude.

Porém, depende unicamente dos envolvidos, no caso, a família, para dar um basta, sair desse modo automático e começar a se movimentar, aproveitar as oportunidades, e fazer sua saúde financeira prosperar.

Se tratando de saúde financeira familiar, é importante que todos os envolvidos se responsabilizem. 

Assim, não será pesado para ninguém e todos sairão ganhando. 

2- Viciada

Não estamos tratando aqui de um vício específico, e sim de hábitos ruins, que prejudicam a saúde financeira da família.

Quando a saúde financeira de uma família chega nesse estado (vícios), ou seja, não conseguem ter o devido controle, acabam vivendo muito acima de suas possibilidades, gerando muitas dividas, a ponto de não conseguirem viver sem elas, tendo de recorrer a mais dívidas para cobrir outras dívidas. 

Fazendo com que todos os envolvidos vivam presos na “Corrida do ratos”.

Solução:

Em primeiro lugar é importante admitir que precisa de ajuda e principalmente, procurar ajuda. 

Se seu caso estiver muito crítico, busque a ajuda de um especialista qualificado, de preferência, por indicação de alguém de sua confiança. 

Sacrifícios serão necessários para as mudanças de hábitos; portanto, será necessária a ajuda e compreensão de todos.

Reúna toda a família e exponha os maus hábitos, busquem juntos soluções.

Lembre-se, “somos a média das 5 pessoas mais próximas”. Se afaste de pessoas tóxicas, procure se aproximar de pessoas que possam agregar valores e princípios. 

Pratique bons hábitos financeiros. Como estudar, pesquisar, planejar, investir, ter grandes sonhos etc. 

3- Obesidade

Antigamente a obesidade já foi considerada como sinal de prosperidade. Somente os ricos tinham fartura para comer até ficarem gordos, a ponto de exibirem sua obesidade em pinturas a óleo, por exemplo. 

Sabemos que tudo em excesso é ruim. No caso da saúde financeira, você pode até pensar que quanto mais, melhor, certo? 

Nem sempre excesso é sinal de boa saúde. 

Nem sempre dinheiro guardado em banco é sinal de boa saúde financeira. 

Até que ponto vale a pena sacrificar a família, deixar de passear nos feriados, ou deixar de pagar a excursão escolar, por uma conta bancária mais gorda? 

Por mais que a intenção seja boa, o presente momento jamais voltará, as experiências que seus filhos deixarem de ter hoje, talvez nunca mais poderão ser vividas. 

Solução:

O equilíbrio é essencial para que tudo funcione bem. 

Cada um sabe de suas necessidades, de seus motivos. Talvez você tenha motivos para querer acelerar o processo de enriquecimento.

Desde que seja por um tempo determinado, e toda sua família esteja de acordo, está ótimo.

Caso contrário, busque maneiras mais inteligentes de investir o seu dinheiro, assim podendo acelerar o seu enriquecimento de maneira mais equilibrada e saudável. 

Seja flexível, em uma família, sempre pode surgir novas ideias, novos planos, novos sonhos, por isso, esteja sempre pronto a atualizar o seu planejamento financeiro e seu orçamento mensal. 

Conclusão 

Independente de como esteja a saúde financeira de sua família, leve em consideração o princípio básico: todos são essenciais nessa jornada.

Envolva toda a família nas decisões financeiras, é importante fazer com que todos se sintam parte do processo. 

Dessa maneira, todos serão beneficiados, irão adquirir experiências valiosas para o futuro. 

Até a próxima!

Cibelle Viviane

Siga no Facebook: @Mulheres Investidoras no Japão

E no Instagram: @mulheres_investidoras_no_japa

APRENDA A RENTABILIZAR O SEU DINHEIRO NO JAPÃO

Faça parte do nosso networking em investimentos em ações Brasil/Japão! (Clique)

Marcelo

Marcelo

Fundador do site e página Investidor no Japão e criador do Curso Investindo em J-REITs & ETFs - sobre Fundos Imobiliários no Japão, com mais de 600 alunos; formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; pós-graduando no MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais brasileiro e japonês, com experiência em análise de Demonstrações Contábeis de empresas listadas em bolsa de valores, valuation e questões tributárias.
Marcelo

Marcelo

Fundador do site e página Investidor no Japão e criador do Curso Investindo em J-REITs & ETFs - sobre Fundos Imobiliários no Japão, com mais de 600 alunos; formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; pós-graduando no MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais brasileiro e japonês, com experiência em análise de Demonstrações Contábeis de empresas listadas em bolsa de valores, valuation e questões tributárias.

Deixe Seu Comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Procedimentos
para a Consultoria

  • Previamente peço os 4 principais temas a serem abordados na consultoria, para melhor atendimento e otimização do tempo.
  • Em posse das informações para análise, nós agendaremos a consulta para o melhor dia e horário de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
  • A consulta será feita via plataforma Zoom, com câmeras abertas.

60 min de Consultoria: ¥10.000

Ao concluir este formulário, vamos avaliar sua inscrição e responderemos pelo WhatsApp.

Calculadora de Financiamento

Simulador de financiamento

Saiba quanto será a prestação a ser paga mensalmente nesta calculadora de financiamento