Neste artigo, vou detalhar o passo a passo que sigo quando leio um livro, sobretudo técnico, para aprender de verdade, para tirar o máximo de proveito do que estou lendo.
Vem comigo!
Passo 1
Comece examinando as marcas deixadas pelo autor/editor folheando o livro – capa, contracapa, sumário, títulos, subtítulos, negritos no texto, quadros, tabelas, gráficos.
Enquanto folheia o livro buscando essas marcas, faça deduções, elabore hipóteses sobre o conteúdo do livro, resgate o que você tem de conhecimento prévio sobre o assunto antes de iniciar a leitura propriamente.
Passo 2
Leia o livro deixando as SUAS marcas: anotações nas páginas, grifando, tarjando partes que te saltam aos olhos como reveladoras, ou que você julga ser importantes.
Faça conexões com outros conteúdos à medida que vai lendo e deixando suas marcas. As palavras que não compreender, tente compreendê-las pelo contexto, antes de buscar ajuda no dicionário.
Passo 3
Registre o máximo que você conseguir – faça resumo, mapa mental, fichamento, aliste tópicos importantes – revisando as hipóteses prévias que você levantou ao analisar as marcas do autor/editor e, principalmente, as marcas que você deixou no livro e suas conexões com outros conteúdos.
Passo 4
Explique o conteúdo do livro para alguém baseado nos registros que você fez e nas suas memórias sobre o livro. Veja o índice de retenção do conhecimento quando você ensina a alguém o conteúdo de um livro, na pirâmide de aprendizagem do psiquiatra americano William Glasser.
Passo 5
Revisite o conteúdo do livro, folheando e revendo as marcas do autor/editor e suas próprias marcas deixadas no livro, e através de suas anotações, em até duas semanas e depois faça isso regularmente, procurando estabelecer conexões com outros conteúdos.
Passo 6
Encontre aplicabilidade prática para o livro que leu, também, em outras áreas que sejam distintas do assunto abordado no livro.
Passo 7
Na medida do possível e do apropriado, puxe o conteúdo do livro, fazendo referência ao que leu nele, trazendo alguma citação, sempre que estiver participando de um debate, conversa informal ou formal, entrevista, live etc..
Os passos 4 a 7 podem e devem ir se intercalando no processo, nos passos 1 a 3.
Inscreva-se Já no Clube Investidor no Japão e aprenda a Investir nos Melhores Ativos Financeiros geradores de dividendos e nos Melhores Ativos Multiplicadores de Patrimônio!
Grande abraço,
Marcelo Pimentel