Grande empregadora de brasileiros na região de Aichi, Japão, a Aisin Seiki tem no seu quadro de funcionários 118.359 colaboradores (eufemismo para “empregados”) e está inserida na indústria automotiva japonesa.
A empresa teve queda na receita nos dois últimos anos, como pode ser observado no gráfico abaixo:
E o desempenho das ações da empresa no mesmo período, negociadas na Bolsa de Tokyo com código de negociação 7259, foi este:
No entanto, para a gente conhecer a situação financeira de uma empresa, temos que realizar a análise financeira pautada nas demonstrações financeiras divulgadas pela companhia.
Por análise financeira, entende-se a análise dos indicadores de liquidez e indicadores de estrutura de capital (composição da dívida e alavancagem).
Esse tipo de análise centra-se basicamente em elementos expostos no Balanço Patrimonial de uma empresa.
Os indicadores de liquidez apontam a capacidade da empresa para honrar os compromissos com terceiros: credores, fornecedores etc.
Já os indicadores de estrutura de capital, ou índices de endividamento, servem para avaliarmos a segurança que a empresa oferece aos capitais de terceiros, bem como revelam sua política de financiamento (captação de recursos) e da alocação desses recursos nos diversos itens do ativo, uma das colunas do Balanço Patrimonial.
Os dados no Balanço Patrimonial de uma companhia não são acumulativos; são sempre uma fotografia do momento, e revela a situação patrimonial e financeira da empresa.
No caso da Aisin Seiki, o último balanço patrimonial é de 31 de dezembro de 2021.
Feita essa introdução, vou responder a pergunta: afinal, “como anda a situação financeira da Aisin?”
Começando pelos indicadores de liquidez…
Quando observada a liquidez imediata da empresa, em 0,47, indica que o que ela tem de caixa e equivalente de caixa, ou seja, em dinheiro líquido e o mais próximo de dinheiro imediato, representa 47% das obrigações financeiras que a empresa tem para honrar no curto prazo, próximos 12 meses a partir do último balanço patrimonial.
Já o indicador de liquidez corrente da Aisin está em 1,67, ou seja, o valor que ela tem em caixa, equivalente de caixa, investimentos de curto prazo, dinheiro à receber e estoques que podem ser convertidos em dinheiro em até 12 meses, está 67% acima do que ela tem de obrigações financeiras de curto prazo para honrar. A média de liquidez corrente da indústria que a Aisin faz parte é de 2,21. Portanto, a liquidez corrente da Aisin está abaixa da média de empresas correlacionadas.
O indicador de liquidez seca, em 1,13, é tudo o que ela possui descrito no parágrafo anterior, excluindo o estoque, ou seja, não depende do estoque ser convertido em dinheiro para honrar compromissos de curto prazo; isto é, sem contar com o estoque ela tem uma quantia 13% superior ao que ela possui de obrigações de curto prazo para honrar. Para este indicador, a média da indústria é de 1,59. Novamente, a Aisin está abaixo da média em se tratando de liquidez seca.
Seria mais ou menos como você anotar todas as obrigações financeiras que você tem para honrar nos próximos 12 meses, e constatar que tudo que você tem em dinheiro vivo, dinheiro em banco, em investimentos de curto prazo e dinheiro para receber nos próximos 12 meses, é equivalente a 1,13x das suas obrigações. Para você, está bom?
No caso do indicador de liquidez geral, que mede a capacidade da empresa de honrar todas as suas obrigações de curto e longo prazo, contando, para isso, com seus recursos realizáveis a curto e longo prazo, o da Asin está em 0,69.
Ou seja, ela tem recursos de curto prazo e realizáveis a longo prazo, que poderão ser convertidos em dinheiro (em liquidez), que representam 69% de tudo o que ela tem de obrigações financeiras para honrar, incluindo dívidas de curto e longo prazo.
E por falar em dívida, quando a gente observa o que a Asin tem de dívida bruta em relação ao seu patrimônio líquido, o chamado grau de endividamento, o da empresa fica em 57,14%; acima da média da indústria que ela faz parte, que é 30,62%.
No entanto, embora indicadores de liquidez estejam abaixo da média da indústria e o grau de endividamento da Aisin acima da média da indústria, o fato dos indicadores de liquidez seca e corrente estarem acima de 1 e o grau de investimento abaixo de 100%, já é um sinal razoável.
Quando a gente submete esses indicadores acima expostos na fórmula do “Termômetro de Kanitz“, uma referência para avaliar insolvência/solvência, o fator da Aisin, fica em 3,20.
Só para você ter uma ideia:
Se o fator fica abaixo de -3, a empresa tem sérios riscos de falência.
Entre -3 a 0, estado de alerta, cautela.
Entre 0 a 7, estado de solvência, isto é, tem capacidade de honrar compromissos financeiros de curto e longo prazo.
No caso da Aisin, a empresa é solvente. Possui situação financeira, de certo modo, tranquila. Não é nenhuma Murata em termos de indicadores, mas não está ruim, não (Murata, outra grande empregadora de brasileiros no Japão, embora de indústria diferente).
Se você trabalha na Aisin Seiki (7259), não se preocupe, ela até consegue segurar a onda sem ter a necessidade de mandar você embora. Pelo menos considerando esse balanço patrimonial atual.
Mas não se acomode. Lembre-se que Aisin é setor automotivo, dependente do mercado de exportação, e este é mais sensível em momentos mais turbulentos.
Abraços,
Marcelo Pimentel