Ao contrário do Facebook, o Instagram tem uma realidade bem diferente no Japão.
Com crescimento na casa dos 50% anuais esta plataforma conquista os usuários por diversos motivos que vão de busca por inspiração em estilos de vida, distração da vida cotidiana e diversos outros motivos.
No entanto o que é mais importante para os empreendedores é que: o Instagram vende.
Vale a pena anunciar no Instagram?
O Instagram tem grande valor para reconhecimento de marca e também conta com bom engajamento orgânico.
E muito mais do que isso, tem grande poder de gerar interações através de anúncios direcionados.
Lembre-se que o Instagram possui toda a estrutura de anúncios do Facebook e a capacidade algorítmica desenvolvida em muitos anos, ou seja, é possível ter um direcionamento preciso em uma plataforma que conta com grande apelo junto ao público japonês.
Por exemplo, 57% dos usuários do Instagram no Japão são mulheres, 70% usam Instagram Stories e, de acordo com o Facebook Insights, 82% afirmam que realizam ações ao ver imediatamente uma postagem.
Para o público Japonês, o Instagram não funciona apenas como uma ferramenta de fotos e estilo de vida.
Aqui, as pessoas o usam como uma ferramenta de autoafirmação.
É claro que a preocupação com a privacidade é alto latente, mas também existe a necessidade crescente e se expressar e se destacar na sociedade.
Isso tem ainda mais impacto quando observamos como a estrutura da sociedade japonesa, em geral, tende a padronizar comportamentos e atitudes em prol do coletivo.
No Japão, as celebridades competem com temas cotidianos como bebidas, comidas, turismo e moda de pessoas comuns procurando por pessoas semelhantes.
Investindo no Instagram
Como em qualquer plataforma, conhecer o comportamento do seu público é fundamental para o sucesso assim como conhecer a estrutura da plataforma também é primordial.
Por isso que ter em mente que o Instagram a despeito de ter um potencial orgânico atrativo, ainda é uma plataforma que exige investimentos em mídia para se tornar mais relevante e atrativo para os algorítimos.
Portanto, empreendedores que estão no Instagram anunciando para o público japonês devem ter em mente um objetivo claro e discurso afiado para entrar.
Em sintonia com o seu público de maneira natural, e aí sim ativar as estratégias para aumentar o ROI da campanha.
E esse pensamento é perfeitamente possível, visto que o Instagram vende, e possui diversos formatos e ferramentas para auxiliar o empreendedor a ter sucesso nessa empreitada.
A próxima análise será sobre o Twitter. Acompanhe!
Por Aaron Soares.
#instagram #redessociais #midiassociais #japão