Eu gosto de investir em ativos que pagam bons dividendos. Por isso sou focado em encontrar ativos cujas empresas tenham saúde financeira e crescimento constante nos lucros, e que estejam em níveis de preço subvalorizados, oferecendo desconto para aquisição.
Fundos Imobiliários, a princípio, atendem bem no quesito pagamento de bons dividendos, então entram no meu radar para estudo em busca de bons ativos desta classe. Tanto FIIs quanto J-REITs estão no meu radar de estudo e aquisição.
Dentre as ações, gosto bastante da brasileira Itaúsa (ITSA4), holding do Itaú Unibanco, e cito algumas razões: o histórico comprovado de crescimento que ela tem, tanto de geração de caixa como de distribuição de dividendos, e comprar ITSA4 é uma forma de se expor a Itaú Unibanco (ITUB4) com desconto e a outras empresas rentáveis, como a Alpargatas, fabricante das Havaianas.
A partir dos preços atuais, eu estimo que ITSA4 deve ser capaz de gerar retornos de 11 a 15% no longo prazo, incluindo valorização e distribuição de dividendos.
ITSA4 é a típica ação, com todas as qualidades que descrevi acima, que possui um histórico de valorização contínua do seu preço de mercado, com volatilidade mais estável que muitas ações na Bolsa.
Abaixo, gráfico mensal de ITSA4 – 2002 a 2018:
Outro ponto que me agrada em ITSA4 é a possibilidade de realizar estratégias que podem turbinar ainda mais a taxa de retorno.
Cito, por exemplo, a possibilidade de montar uma operação chamada de “venda coberta” ou “lançamento coberto”, que consiste na venda de opções de compra (derivativos) da mesma ação, que serve para ir reduzindo o custo de aquisição quanto captar uma taxa de retorno antecipadamente, com a qual eu efetuo a compra de mais ações ITSA4.
Desse modo, com (1) aportes regulares, fazendo preço médio, com (2) a utilização da estratégia de “venda coberta”, utilizando o recebido para comprar mais ações e (3) reinvestimento dos proventos em geral (dividendos + juro sobre capital próprio), comprando mais do mesmo ativo, trabalho para turbinar minha taxa de retorno com ITSA4 no longo prazo.
E assim, sigo construindo minha carteira de bons ativos, excelentes geradores de renda e turbinando a taxa de retorno global desta carteira, utilizando algumas estratégias, como a de “venda coberta”, que citei acima.
Um abraço,
Marcelo