Nas relações entre Japão e Coreia do Sul, o ano passado ficou marcado pela guerra comercial entre os dois países, motivada por questões políticas e históricas que remontam ao período da II Guerra Mundial.
Matéria publicada pela Bloomberg, em outubro do ano passado, aponta que na Coréia do Sul, onde muitos consumidores se abstêm de comprar cerveja, carros e roupas fabricadas no Japão, ou cancelam suas viagens ao Japão, [até donos de postos combustíveis se recusam a abastecer carros japoneses], os investimentos por parte de sul-coreanos em fundos de investimentos que investem em Fundos Imobiliário japoneses (os J-REITs) vem subindo consideravelmente.
Segundo a publicação, de acordo com os dados da KG Zero-In, empresa sul-coreana que fornece informações sobre investimentos, as participações em fundos de investimentos em REITs japoneses por parte de investidores coreanos cresceram cinco vezes desde o início de 2019, para cerca de 291 bilhões de won (KRW) — atualmente, cerca de 27,7 bilhões de ienes (JPY).
Ainda conforme a matéria, o que motiva o entusiasmo com o mercado de Fundos Imobiliários japonês é a busca por altos retornos. O índice J-REIT da Bolsa de Tokyo, por exemplo, havia subido 26% no ano, enquanto a economia coreana vinha sofrendo uma forte desaceleração em meio as disputas comerciais.
No gráfico abaixo é possível observar o desempenho do mercado J-REITs, medido pelo seu índice, em comparação com índice TOPIX, de ações japonesa. O desempenho do índice dos J-REITs tem sido superior.

A Samsung Asset, por exemplo, explicou que seu fundo de investimento em J-REITs [o Samsung J-REITs Real Estate Investment Trust 1 – REITs Fund of Funds], aumentou quase 10 vezes. Os ativos sob gestão são de 120 bilhões de won.
Nota: O mercado de Fundos Imobiliários japonês tem sido atrativo para investidores estrangeiros. Atualmente, 25,8% do mercado J-REITs é de participação do capital estrangeiro.
Aprenda você também a investir em Fundos Imobiliários japoneses com este Super Treinamento: https://clube.investidornojapao.com/investindo-em-j-reits-etfs-fundos-imobiliarios-no-japao/