7 passos para prosperar

Fala Investidor no Japão!

Neste artigo eu vou falar sobre 7 passos para prosperar, mas antes, gostaria de salientar o que eu compreendo como prosperar.

Para mim, prosperar, do ponto de vista financeiro, é ter evolução do lucro líquido, ao menos de semestre a semestre, e do patrimônio líquido, anualmente. Ostentação não é prosperidade financeira. Se não houver evolução nos dois itens que citei, não há prosperidade financeira, simples assim.

E do ponto de vista não financeiro, é ter saúde para curtir a vida, é ter motivação para correr atrás dos objetivos (e disciplina, muitos só querem ser motivados sem desenvolverem disciplina), desenvolver bons relacionamentos para avançar na vida.

A gente quando vai abordar esse tipo de assunto, numerando, tipo: “5 passos para isto”, “4 dicas para aquilo”, “10 formas de sei lá o que”, geralmente pontuamos tópicos em que conseguimos resumir e conectar nossos próprios “axiomas”, nossas próprias regras.

Veja, por exemplo, no livro “Axiomas de Zurique”. Nesse livro, o autor pontuou 12 axiomas principais, mais 16 secundários para explicar como os banqueiros suíços (e a Suíça) prosperaram. Podemos dizer que ele, numa obra mais extensa, pontuou 28 tópicos como “passos” para a prosperidade.

Em linhas gerais, vou colocar aqui 7 passos, que para mim, são fundamentais para que quer prosperar. E você pode ramificar esses passos, acrescentar outros conforme vai avançando em conhecimento e conforme as suas próprias estratégias, seu histórico de vida e realidade.

Vamos lá:

1- Tenha o controle do seu orçamento

Sim, você deve controlar tudo, ter ciência de todo dinheiro que entra e todo dinheiro que sai. Para isto você pode contar com formas analógicas de controle, como dividir o dinheiro em envelopes, potes, ou contar com formas escriturárias, como elaborar o orçamento em planilha escrita a mão, em caderno próprios, planilhas offline, online.

Outra modo de você ter um controle, para além do controle de entrada e saída de dinheiro, é ter ciência de todos os seus bens, direitos e possíveis fontes de geração de riqueza, fazendo o seu Balanço Patrimonial Pessoal.

2- Corte de gastos

Avalie suas despesas mensais e tome medidas para reduzir despesas desnecessárias o mais rápido possível. Gastos são iguais a unha, cabelo e barba, a gente tem que cortar e aparar sempre.

O ser humano, em busca desenfreada por prazer, tem mais disposição para aumentar gastos do que aumentar renda; se você tiver ciência disto, conhecendo a natureza humana, você terá mais condições de se disciplinar e manter seus gastos sob controle.

3- Procure opções para aumentar sua renda

Explore fontes alternativas de renda, lícitas, é claro, aumentando seus ganhos, ou dentro da sua própria área, profissão, ou através de renda extra paralela a sua renda principal. Hoje em dia, com a internet, existem N formas de se obter renda, por exemplo, os marketplaces estão aí para te ajudar nisso.

4- Reserva de emergência

Tome medidas para criar uma reserva de emergência, como proteção em caso de emergência (seguros, tenha seguros!). Você não quer iniciar um passo a passo para prosperar e no meio do caminho surgir surpresas para as quais teria de tirar o dinheiro que era para seus projetos para resolver essas emergências, né? Então, tenha uma reserva e plano de emergência.

5- Saiba quanto precisa para atingir objetivos

Isto pressupõe que você tenha objetivos, planos, projetos. Então, ter projetos está implícito neste quinto passo.

Determine quanto capital você deve ter para atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo; com objetivos fica mais fácil estabelecer metas e avaliar o percurso, corrigir a trajetória, traçar novas estratégias.

Você precisa estabelecer quanto precisa para desenvolver o seu próprio negócio, seus projetos.

6- Saiba acumular recursos para seus objetivos

Se você não tiver o capital necessário, comece a economizar mais e a investir. Investir é buscar formas de produzir juros compostos e uma maneira de você turbinar o dinheiro que está economizando.

7- Conte com outras pessoas para atingir seus objetivos

Aprenda a estabelecer networking com pessoas que, como você, têm vontade de prosperar também.

Eventualmente, para o projeto que você possui, quando este é um bom projeto, por mais que você tenha se empenhado nos pontos anteriores, ainda vai faltar capital para você colocar esse projeto para se tornar realidade ou você não quer se descapitalizar totalmente porque tem outros projetos em vista para os quais vai necessitar de recursos.

Neste caso, localize um parceiro (ou parceiros) financeiro e/ou de crédito para compor a estrutura de capital para este seu empreendimento.

Por isso que estabelecer boas parcerias é fundamental, tanto para você compartilhar suas ideias e projetos, receber críticas construtivas, validação da suas ideias e até alocação de recursos para alavancar seus projetos.

Bem, são estes os 7 passos com objetividade para prosperar.

Grande abraço,

Marcelo

Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.
Marcelo Pimentel

Marcelo Pimentel

CEO da MSG Capital, empresa de participações e gestão de ativos, com foco no desenvolvimento imobiliário. Fundador do site e mídias sociais Investidor no Japão e criador de Cursos de Investimentos e Finanças Pessoais para brasileiros no Japão. Formado em Pedagogia, com Educação Continuada em Contabilidade Financeira e Análise de Viabilidade de Projetos, pela FGV; com MBA em Investimentos e Private Banking, pela Ibmec; Investidor nos mercados de capitais japonês e americano, e no mercado imobiliário brasileiro, com experiência em análise de viabilidade e estruturação financeira de projetos imobiliários.

Deixe Seu Comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Procedimentos
para a Consultoria

  • Previamente peço os 4 principais temas a serem abordados na consultoria, para melhor atendimento e otimização do tempo.
  • Em posse das informações para análise, nós agendaremos a consulta para o melhor dia e horário de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.
  • A consulta será feita via plataforma Zoom, com câmeras abertas.

60 min de Consultoria: ¥10.000

Ao concluir este formulário, vamos avaliar sua inscrição e responderemos pelo WhatsApp.

Calculadora de Financiamento

Simulador de financiamento

Saiba quanto será a prestação a ser paga mensalmente nesta calculadora de financiamento