As famílias no Japão são as que mais poupam no Mundo. É o que aponta os dados do Escritório de Estatísticas do governo japonês. A média mensal dos últimos 12 meses de dados divulgados é de 28,93% da renda familiar.

É uma das maiores do mundo. Maior, por exemplo, que a taxa média de poupança das famílias dos EUA e da Alemanha, maiores economias do G7, junto com o Japão.

A seguir, confira 6 motivos que contribuem para que os japoneses sejam mais poupadores que os outros povos:
1. Senso de prevenção formado por histórico de crises, guerras e constantes desastres naturais.

2. Hábito de poupar bastante incentivado e popularizado, como por exemplo, vários modelos de cofres disponíveis nas lojas de “¥ 100 shop”.

3. Cultura de gestão financeira materializada na prática do Kakeibo (livro razão, caderno de registro do fluxo de caixa pessoal/familiar) – 家計簿.

4. Maior estabilidade de emprego, e salarial, na comparação com outros países. Mesmo em tempos de crises, historicamente o Japão tem uma das menores taxas de desemprego do mundo; um dos motivos é o modelo de capitalismo japonês.

5. Impacto provocado pelo estouro da Bolha Econômica formada a partir da segunda metade da década de 80. Note o aumento da taxa de popança das famílias a partir da década de 90.

Se para os brasileiros no Japão, a maior crise foi a de 2008 – e muitos não aprenderam nada com ela -, para os japoneses foi a Bolha Econômica na virada dos anos 80/90.
6. A estimativa de benefício previdenciário não é nada animadora. Então, o melhor a se fazer é poupar para investir! Confira abaixo, a estimativa de benefício previdenciário conforme tempo de contribuição e base de renda de contribuição, no Kokumin Nenkin e no Shakai Hoken (Kokumin Nenkin + Kōsei Nenkin):

Aprenda a Investir no Japão! Clique na imagem abaixo!
